Auto-retrato “à la minute”
- Chorei pela primeira vez, num dia chuvoso, consta, de Novembro de 1937.
- Beirão pela ascendência.
- Lisboeta por força de um acto migratório dos pais.
- Alentejano pelo casamento.
- Europeu, sim!
- Passaporte com muitos carimbos e vistos, menos carimbos do que viagens, que foram entre Copenhaga e a Cidade do Cabo, Nova Iorque e Goa, Madrid e Sidney. De milhares de possíveis, apesar de tudo, apenas cerca de 200 destinos (suor pago, ou não…) fora de Portugal (imperativos do B.I.: longe, primeiro; perto, a seguir…).
- Habilitações literárias: superiores. Às de António Aleixo, não digo…
- "Hobby": fotografia digital.
- Gostei do filme "Não o levarás contigo" e o meu herói é Sancho Pança.
- Oiço Beethoven e outras pessoas com ouvido.
- Leio Eça e Vergílio Ferreira.Gosto de Balzac, de António Aleixo, sem dúvida, e de outros retratistas, nacionais e estrangeiros.
- Saboreio as palavras de Mia Couto e admiro o es cri tor José Saramago.
- Ainda só falhei uma votação política. Antes do 25 de Abril foi como se não tivesse idade para nada…
- Quanto a plenários, admiro os do coro do Teatro de S. Carlos, quando canta Verdi.
- Trabalhei por conta alheia durante 48 anos seguidos, quase sempre em jornais, e penso muitas vezes na criação de uma Associação (sem fins lucrativos) de Pequenos e Médios Agricultores das Palavras.
- Medalhas? Uma. De mérito, disseram, em cerimónia pública, os da minha freguesia, onde, às vezes, me sento a pensar nas Pessoas e na Sociedade que me trazem a este espaço de liberdade.Ah, já me esquecia: quando me reformei, recebi outra, no emprego, no dia da despedida.
- Registo vários (não muitos…) louvores
parabens caro Marcial A. UM ENORME ABRAÇO DESTE SEU COLABORADOR NA "VESTIR", VOU COM TEMPO PESQUISAR ESTA INICIATIVA ,OUTRA , TÃO JÁ DO TEMPO FUTURO...
ResponderEliminaresn
f.e.neves@netcabo.pt
(recebi ontem o seu convite telefónico e cá estou...)
Marcial Alves, cidadão do mundo,diletante por natureza, escritor, jornalista, sociólogo, fotógrafo por paixão, benemérito numa causa que o levou a escrever as suas entrevistas a pessoas diferentes e exemplo para muitos.
ResponderEliminarO Blog que aqui temos, revela bem a sua sanidade mental e também a forma fisica que não o faz desistir de quase nada do que é moderno e quem o diz é o seu primo afastado e amigo Vasco.
Aqui fica a homenagem pública á sua simplicidade e tão grande sabedoria que a muitos faz inveja.
Caríssimo Eduardo Neves
ResponderEliminarComo é bom "revê-lo", meu querido Professor, Artista, mas, sobretudo, COMPANHEIRO DE TRABALHO e HOMEM BOM. Bem-haja, por estar aqui. Um abraço do tamanho da sua enorme simpatia. Marcial.
Obrigado, meu querido Vasco!
Se eu fosse isso tudo que a sua amizade vê em mim... Um forte abraço. Marcial.
Viajei muito à conta dos relatórios que fazia, em maratona, a seguir às suas viagens profissionais e foi assim que aprendi a conhece-lo e a tornar-me sua amiga, ao longo das muitas horas, dias e anos em que trabalhámos frente a frente. Recebi amizade, compreensão e alguns ensinamentos.
ResponderEliminarAqui só para nós, quando o conheci não simpatizei lá muito consigo (os chefes de pessoal não geravam grandes simpatias nas empresas). Felizmente mudou de Departamento e mudou a maneira de o olharmos e, em breve, éramos uma equipa sólida e unida que tentava, a todo o custo, que o “Jorna Novo” não morresse. Não tivemos sucesso mas juntos fizemos nascer “A Tarde”.
Foi um tempo bonito que recordo com prazer e ainda bem que o "reencontrei.Um beijo enorme.Luísa Barragon
Minha Querida Luísa
ResponderEliminarForam tempos tão difíceis, quanto solidários e divertidos. Tive ali, a certa altura, uma EQUIPA. Que recordo com muita saudade e carinho.Se te estiver ao alcance, diz aos teus amigos e ex-colegas que estou aqui ao seu dispor.Escrevam. Um grande beijinho. Marcial.
Conseguiste enfim que te respondesse... Vai um ano e apesar de te anunciares nunca usei este meio ... nem outro ... para te contactar !
ResponderEliminarSou o António Taveira Pinto, nunca deixaste de ser para mim uma referência (lembras-te das subidas nocturnas da Avª. da Liberdade ?) POIS SEMPRE TIVEMOS AS "NOSSAS PRÓPRIAS" MANEIRAS DE PENSAR, O QUE, TODAVIA, NÃO AFECTOU O RESPEITO E A ADMIRAÇÃO MUTUAS ! De momento só te digo que funcionou a tua mensagem telefónica. Foi de facto provocatória. Tenho inveja de ti. Tens tempo, espírito e paciência para viveres as novas tecnologias. Um forte abraço do amigo António e, já agora, da Rosário também.
Meu caríssimo Taveira, que alegria!Eu sei que acreditas, mas apetecia-me dizer-te que nem sonhas a felicidade que senti ao ler a tua fraternal mensagem. Um forte, fortíssimo chi - para ti e para a Rosário.Continua a aparecer. Encontrar-me-ás sentado neste banco de jardim a ver quem passa...
ResponderEliminarGostei da ideia: "... penso muitas vezes na criação de uma Associação (sem fins lucrativos) de Pequenos e Médios Agricultores das Palavras... " Teria muito gosto em colaborar... Se alguém quiser colaborar a esta associação ou outra: AMM=Autores para um Mundo Melhor, ou MMM=MissãoMundoMelhor ou AVI-VMM=Associação de Vítimas de Injustiças e Voluntários para um Mundo Melhor pode mandar-me um email para piresportugal(at)hotmail(ponto)com (at)=@ (ponto)=.
ResponderEliminarFoi o autor de uma entrevista para "Diário de Notícias" ou "A Capital" quando como ilusionista actuiei na TV no programa "Domingo à Noite"?
ResponderEliminarQuer colaborar a produtos digitais coletivos para "neofuturo" com o melhor dos melhores para maior utilidade social global de Internet? Filosofia da vida individual e online para maior utilidade social global de Internet e novas tecnologias? PiresPortugal, (Neo-Machiavelli em italiano)