Alcaria e Dominguizo são duas aldeias do distrito de Castelo Branco, fisicamente separadas pelo Zêzere que lhes banha as ilhargas. Há um bom par de anos, porém, que uma ponte de betão armado acabou com tal incómodo na travessia que, a não ser por ali, obrigava a uma viagem de boa dezena (?) de quilómetros por estrada para resolver o problema...
Entretanto, à luz do que agora se vê, dir-se-ia que tudo já teria "nascido assim" como está agora. Não, não era assim. A ponte pode não ter acabado com rivalidades ancestrais, mas terá esbatido várias das...das horizontais. Como quase sempre acontece, aliás.
O que, garantidamente, ficou, ou vai ficar aqui, para que se não perca, é a síntese do como era. E era assim, dizem-me: atravessava-se o rio ou fazendo equilíbrio nma estreita "ponte" de madeira (ainda a pisei...), ou ía-se de um lado de um para o outro numa velha barcaça de madeira contra 1/2 alqueire de milho pago por ano ao respectivo"marinheiro".
Entretanto, quem não dava milho, pagava 10 tostões pela ida e volta. Ou 10 tostões só para ir ou voltar, se não era familiar de alguém do Dominguizo ou de Alcaria.
Era assim.
Estamos nos velhos tempos (há 60 anos?) em que, por exemplo, muitas sachas e debulhos eram pagos em mercês...
(ora fica lá com mais esta, ó NET que queres saber tudo!... Se é que não sabes já...)
Sem comentários:
Enviar um comentário