segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

António Xavier Trindade - Goa presente!

Apetece-me trazer de novo Goa a este espaço e imaginar-me, em Novembro findo, a comungar de alegrias não decretadas, marinheiro da Sagres como os demais, à chegada ao porto de Mormugão; ou a recuar no tempo (a 1980, por exemplo) e recordar abraços, sorrisos, palavras, fraternidades sem medo, monumentos não derrubados, casas, costumes, saudades, fotografias ciosamente guardadas, Camões, S. Francisco Xavier, Vasco da Gama, orgulhosos jornais na nossa língua e...e o invisível da Cultura que deixámos.

Cito: "Xavier Trindade (1870-1935) é um pintor de origem portuguesa (...). Tem no sangue a Europa pelo lado português, católico de nascimento e educação, e a India onde sempre viveu. (...) Tendo fama como retratista, era solicitado por clientes europeus, mas também por indianos de diferentes castas e etnias (...)."

E não pararia de citar - nomes e obras. Todos ao mesmo nível na saudade que nos deixaram e, por vezes, no "património imaterial" que nos legaram. Fica o apontamento que tem um anexo: abraços de Boas Festas para todos os goeses - os que, no Mormugão, receberam a Sagres e os que "tiveram outras coisas para fazer - em nome de, da, dos..."

Sem comentários:

Enviar um comentário