terça-feira, 16 de agosto de 2011

Tertúlia sportinguista nos Restauradores, em Lisboa

Aposto que os presentes nesta fotografia são sócios ou simpatizantes do Sporting ... Não há nenhum sinal visível que mo diga, mas há outra coisa: a tradição.

Jovem ainda, sou dos que frequentaram o Café Aviz, o primeiro andar do Café Aviz, nos Restauradores, em Lisboa. Era um lugar particularmente agradável para estudar, por exemplo. Tinha junto às paredes do fundo um sofá corrido onde a gente se acomodava frente à bica, ouvindo-se, "em música de fundo", não raro, restos de conversas, mais ou menos exaltadas, sobre futebol, sobre ... sobre tudo ... Literatura, política até ao limite do possível na altura, que a PIDE não andaria longe ...

Uma coisa fixei: os que, no piso térreo, estavam mais próximos da rua, eram os que falavam de futebol ... "São os lagartos que vêm p'aí desabafar ...", dizia-se.

Entretanto, o Aviz desapareceu. Mas, garanto, o ponto de encontro dos lagartos permanece. Permanece agora, como há muitos anos nas escadas daquele que foi o cinema Éden, ali à beira do antigo café. 

Revejam-nos na foto. Aposto que são eles. Outros, mas os mesmos ...


2 comentários: