terça-feira, 7 de maio de 2013

31º Convívio dos Amigos do Congo Zaire


Vai realizar-se o 31º Convívio dos Amigos do Congo-Zaire. Terá sido o falecido Comendador Jaime Viana que me pôs na simpática lista que, todos os anos, reúne quantos no Zaire honraram Portugal com o seu esforço e dedicação. Estou grato pelo convite, mas não me é possível comparecer ao encontro nas terras, que também me são particularmente gratas, da Serra da Estrela. Deixo-vos, contudo, uma história ...

Estive em Kinshasa duas vezes. De ambas guardo as melhores recordações: simpatia, solidariedade, disponibilidade, acolhimento, tudo. Em ambas as visitas. Permita-se, no entanto, que recorde aqui, sobretudo, a primeira, em Maio de 1980, em que, em trânsito, no decurso de uma volta ao mundo, fiz escala na capital zairense.

Só que, pura coincidência, tudo aconteceu a poucos dias da visita do Papa João Paulo II ao Zaire e a minha presença, enquanto colaborador de um jornal português, foi previa, e logicamente, assumida como ligada à visita, por essa altura, de Sua Santidade.

Houve, por isso, uma "mobilização" no sentido de eu ser recebido em conformidade e ... e, com Jaime Viana, em nome da embaixada de Portugal, a liderar todos os pormenores respeitantes à presença de um representante de um jornal português, fui "eleito" enviado especial à visita papal ... Eu que era apenas alguém em trânsito, salvo erro, para a África do Sul ... 

Foram, por isso, vinte e quatro horas "de tudo": desde uma recepção única no aeroporto (que dificuldades, meu Deus, para vencer a multidão dos zairenses "ajudantes" de ocasião ...) até à estada em casa de um Jaime Viana inexcedível - e Amigo para Sempre, que aqui recordo com saudade. Mas foi só. Até que, anos depois, então "para ficar", voltei a Kinshasa e ao calor de quantos, anónimos e amáveis, me receberam e, anónimos ainda, não me riscaram da lista dos potenciais convidados agora, anos volvidos. 

 - Meus Amigos, não vou estar, MAS ESTAREI! Bem-hajam, como se diz nessa terras serranas onde vão encontrar-se, "fazer prova de vida" e ... e contar histórias - que serão sempre novas, estou certo.

Sem comentários:

Enviar um comentário