Quem guarda acha e, às vezes, acha o que, anos depois, já não se lembra mesmo. Não é o caso. É o recorte de um jornal escolar (O Aqueduto) de Elvas que me conduz a uma resposta que, pelos modos, virou inesquecível.
Eu conto: empregado no Diário de Notícias e casado de fresco fui, por isso mesmo, pedir aumento de ordenado ao novo administrador do jornal. Normal, digo eu. Só que o Dr. Andrade Lopes, que até era um senhor simpático, deu-me uma resposta inesquecível:
"... a sua mulher trabalha? ...
- Agora, só em casa ...
- Então, porque é que não ..." (não terão sido estas as palavras, mas o sentido, inequívoco, foi fugir ...)
Lembro-o aqui, porque ... porque sim ... Ao cuidado das centrais sindicais, sem efeitos retroactivos, claro. Mas para os devidos efeitos ... Com uma breve biografia do ex-administrador do DN, que já lá está ... E, justiça se lhe faça, foi depois mentor e entusiasta de um Serviço de Saúde para os trabalhadores da ENP, proprietária do jornal. Que também não é esquecível...
Entretanto, o Dr. Andrade Lopes, tal como um jornal escolar da sua terra o "viu":
... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...
Pode transcrever por favor o texto da foto de cima?
ResponderEliminarJosé Luís Caldeira Fernandes, Elvas.
É fácil, com uma simples lente, ler o texto todo. Esclareço, no entanto, que o que era, no meu entender, mais simpático, se é que há no caso uma parte mais simpática do que outra, está publicado com destaque. Posso, no entanto, se me der o seu contacto directo, tentar enviar-lhe fotocópia do recorte em causa. Reforço, entretanto,a ideia que o Dr.A.L. era amigo pessoal de um grande amigo meu, e padrinho, José Tello, que Elvas conheceu bem - o que é razão suficiente para mais nada ter a acrescentar ao dito pouco feliz que ouvi - e que foi, infelizmente, argumento muito comum na época, para não dizer que continua a ser, de vez em quando, ainda hoje.Daí a publicação. Só isso. Cumprimentos.
ResponderEliminarMuito obrigado joseluiscaldeirafernandes@gmail.com
ResponderEliminarFotografado, directamente do AQUEDUTO, segue para o endereço que me enviou o texto que saiu mais pequeno no blogue.Disponha.
ResponderEliminar