terça-feira, 8 de abril de 2014

Notícias de Macau - Actualidade

Arranca hoje o Fórum Boao para a Ásia

 by Ponto Final
1 forum boaoPara a China, o encontro terá como centro das preocupações a integração regional para beneficiar o crescimento futuro do país.
O Fórum Boao para a Ásia arranca hoje na ilha de Hainão e para Virgínia Trigo, ex-professora da Universidade de Macau e especialista em cultura empresarial chinesa, este encontro e a cooperação asiática apresentam-se como uma oportunidade para o país anfitrião.
“A aposta da China está em ter de enriquecer (no seu conjunto) antes de envelhecer, caso contrário ficará presa na armadilha do rendimento médio. Com o envelhecimento da população é necessário prever mais apoios sociais, designadamente a nível da saúde, que só serão  possíveis através de uma outra estrutura de desenvolvimento económico [que seja baseada no consumo interno e numa aposta no capital humano]”, assinala. Assim, o objectivo deste fórum que se prolonga até 10 de Abril sob o tema “Um Novo Futuro para a Ásia”, passa por “aumentar a cooperação  entre os países da Ásia para inverter a situação de economias baseadas em baixo valor acrescentado e fraca diversificação industrial”, diz Virgínia Trigo.
O encontro, que vai juntar líderes de sete países, entre os quais Austrália, Timor-Leste e Coreia do Sul, representantes de marcas como a Coca-Cola, Microsoft e a Gazprom, e personalidades como Henry Paulson, ex-secretário norte-americano do Tesouro, conta também com a presença da RAEM.
Nos três dias do evento que foi criado em 2001 como alternativa asiática ao Fórum Económico Mundial de Davos, Macau será representado pelo Chefe do Executivo, Chui Sai On, que será acompanhado do comissário do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China em Macau, Hu Zhengyue.
Para Virgínia Trigo esta é a possibilidade de o território se afirmar como destino turístico.
“Para Macau, cuja economia dependente inteiramente do turismo, sobretudo asiático, tudo o que tiver que ver com o crescimento económico são boas notícias porque é do optimismo que o turismo vive”, diz a actual docente do ISCTE. José Sales Marques concorda assinalando ainda que esta é uma oportunidade para o território “se afirmar como um actor na cena internacional” já que “não deixa de ser um caso extraordinário de crescimento”. P. S. A.
Ponto Final | Abril 8, 2014 às 10:32 am | Categorias: Uncategorized | URL: http://wp.me/pu3KH-7KE

Sem comentários:

Enviar um comentário