sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Jornais: a razão de ser e estar - estilos

Apresentação copiada da NET
"O Correio da Manhã, recuperando o nome de um jornal que foi destruído na Primeira República por publicar ideais monárquicos , é um diário matutino português, pertencente ao grupo Cofina e fundado por Vítor Direito. Este mais recente, iniciou a sua publicação em 19 de Março de 1979.
O facto de ser publicado também ao domingo, o que os outros jornais não faziam, contribuiu para a implantação do novo título. A partir de 22 de Novembro de 1981 começam a publicar uma revista de carácter generalista, o Correio de Domingo, com 32 páginas a cores.
Em Novembro de 1991, Agostinho Azevedo, até então chefe de redacção, é nomeado director, passando Vítor Direito a ocupar o cargo de Presidente director-geral. Em 15 de novembro de 2000, a holding Cofina compra a Presslivre, a empresa proprietária do título Correio da Manhã. João Marcelino, anterior director do jornal desportivo Record, do mesmo grupo, é nomeado director do Correio da Manhã em 14 de Dezembro de 2002. O Correio da Manhã é dirigido por Octávio Ribeiro desde 24 de Fevereiro de 2007.
Contém três revistas distribuidas gratuitamente, à sexta-feira, ao sábado e ao domingo respectivamente, a Correio TV, a Vidas e o Correio de Domingo. A partir do dia 1 de Junho de 2009, o jornal começou a adoptar as novas normas ortográficas na secção de opinião da autoria do escritor Francisco José Viegas
É o jornal que mais vende em Portugal, com mais de 40% da quota de mercado dos diários, actualmente em media de 137 600 exemplares diariamente. O jornal lançou em Março de 2013 um canal generalista em parceria com o MEO. José Carlos Castro é o Director-adjunto do Correio da Manhã e do CMTV."



O que é da sua história, e já ninguém (?) se lembra, é que:
com objectivos que só ele saberá, em tempo de lançamento (houve quem dissesse que era para fazer concorrência ao "Diário de Notícias", então campeão do pequeno anúncio), o C.M. instituiu o pequenino anúncio "de borla".

              Agora, se a 1ª página é espelho d'algo, a de ontem (19.02.2015) 
                            foi esta (sublinhados da responsabilidade da ruadojardim7)
Aqui, nesta fotografia, não se sabe qual é a tiragem, nem quanto custam agora os anúncios,
mas o que é notório
é uma certa forma de ser informação HOJE.

 I M P O R T A N T E

Blogue
não é concorrência, mas, no JARDIM, vê-se e lê-se a lusa imprensa, no quiosque municipal, por exemplo, que é de borla, como os teus antigos pequenos anúncios.

E fica uma sugestão: já agora, mostra aos teus amigos esta mensagem,
em nome do que achares importante no universo da lusa Comunicação Social - hoje.

Entretanto, se achas que este é um país (continua a ser) de analfabetos, porque é que não passas a publicar, para já, na capa das tuas edições, cenas eróticas, por exemplo? Vá, que o Diário de Notícias, que é teu concorrente, ainda não se lembrou disso ... Avança. A sugestão é grátis,
como os teus pequenos anúncios do antigamente.
Às vezes, o deus da imprensa escreve DIREITO por linhas tortas ...

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