in Wikipédia
"Povo" é, usualmente, concebido como um conjunto de indivíduos que, num dado momento histórico, constitui uma nação. Se, por vezes, esta coincide com a totalidade de um território a ela associada, como normalmente acontece, é também o conjunto dos cidadãos de um país, ou seja, as pessoas que, mesmo que constituindo-se de diferentes etnias, estão vinculadas a um determinado regime jurídico, a um Estado. Na linguagem vulgar, a palavra "povo" pode referir-se à população de uma cidade ou região, a uma comunidade ou a uma família; também é utilizada para designar uma povoação, geralmente pequena."
Pronto: estou mais satisfeito: SOU POVO. Sou do povo, também quando aqui escrevo. Portanto, os que põem isso em dúvida, não é que não sejam povo, são é estúpidos, oportunistas, sectários ... E isso é outra coisa ... Portanto, quando alguém vai, por exemplo, à televisão e diz: O NOSSO POVO, está a contar comigo, embora não saiba em que cor política, por exemplo, eu voto em determinadas circunstâncias ... Fica então claro que povo pode ser pedinte ou não; cristão ou ateu; estúpido ou inteligente; pálido ou rosadinho; do Benfica ou Sporting; de um partido politico ou de outro. Porque, em resumo: todos somos povo.
Está bem: chegada a altura é assim que votarei - Povo. Que casta, por exemplo, é outra coisa. E aí cada um tem a sua, a sua variedade, por exemplo, no caso, política. Para que o bom gosto não seja uma treta. Ele que, afinal, até melhora a Sociedade.
Às vezes, no concelho onde vivo, ponho-me a pensar: aqui, ao nível autárquico, por exemplo, já fomos e deixámos de ser, já deixámos de ser e mudámos o sentido do voto - e o que é que mudou? E a resposta, a que o Zé conhece é sempre, ou quase, a mesma: NADA.
Já o escrevi: uma vez fui a uma reunião fortemente partidarizada e não falei um minuto sequer. No final, "os outros" perguntaram-me porque, até ali, eu não abrira a boca ... Respondi: sou o povo. E ficámos todos amigos como dantes. Falarei, portanto, sempre que me deixarem ser o que o dicionário de sinónimos diz acerca de casos como o meu. Quer o proponente seja Cavaco, quer seja Jerónimo, ou outro qualquer ... Cristão, ateu, protestante, o que for ... O que faço questão é ser POVO. Mesmo que passe a ser monárquico no voto. No concelho em que vivo, ou ...
Sem comentários:
Enviar um comentário