Mais visitantes de um dia e menos estadas nos hotéis e pensões, revelam os dados divulgados pelos Serviços de Estatística e Censos.
Chegaram a Macau 887 mil pessoas em excursões durante o mês de Março. O valor esconde um aumento de cerca de oito por cento em relação ao mês homólogo do ano passado, mas o maior número de visitantes em tours organizados não é necessariamente sinónimo de hotéis mais guarnecidos. Durante o terceiro mês do ano, a ocupação hoteleira caiu 16,1 por cento face ao período homologo do ano passado.
Do total de pessoas que visitaram Macau em grupo, 730 mil - 82,2 por cento - chegaram ao território integradas numa excursão, ao passo que 158 mil se associaram a viagens organizadas depois de atravessarem a fronteira e entrarem no território.
A grande maioria dos visitantes que se passeiam por Macau em viagens organizadas é oriunda (724 mil) da China Continental. Os residentes do Continente que visitaram a RAEM integrados em excursões cresceu 14,5 por cento em termos anuais. Os viajantes da República Popular da China que mais optam por viagens organizadas são provenientes sobretudo da vizinha província de Cantão.
Em termos anuais, registou-se um aumento de 1,4 por cento no número de excursionistas da Coreia do Sul (35 mil) e 6,3 por cento do Japão (17 mil). Já os turistas provenientes de Taiwan (50 mil) e de Hong Kong (31 mil) baixaram 18,5 por cento e 15,7 por cento, respectivamente.
Por outro lado, os residentes de Macau que viajaram para o exterior com recurso aos serviços de agências de viagens em Janeiro foram 136 mil – um aumento de 16,9 por cento em termos anuais –, dos quais 65 mil integrados em excursões. Os destinos preferidos dos turistas de Macau foram a China Continental (84,5 por cento do total), Taiwan (4,3 por cento) e Hong Kong (3,1 por cento).
No fim de Março, existiam em actividade no território 99 hotéis e pensões que disponibilizaram 28 mil quartos de hóspedes. As unidades hoteleiras da RAEM hospedaram durante o mês passado 797 mil turistas, um decréscimo de 16,1 por cento em termos anuais.
A permanência média dos hóspedes situou-se em 1,4 noites em comparação com o mês homólogo do ano passado.
A taxa de ocupação média dos estabelecimentos hoteleiros correspondeu a 77,3 por cento, uma descida de 10,9 pontos percentuais quando comparados os valores obtidos para Março último com igual período do ano passado.
Os hotéis de duas e cinco estrelas foram aqueles que mais sofreram com o recuo das taxas de ocupação hoteleira.
Sem comentários:
Enviar um comentário