Os analistas da consultora Xpatulator consideram que os gastos que um estrangeiro tem com habitação, saúde e educação podem ser considerados “muito altos” na RAEM comparativamente a outras cidades do mundo.
"Os salários oferecidos em Macau podem seduzir cidadãos de vários países a deixarem a sua terra para virem tentar a sorte no antigo território administrado por Portugal. Uma vez cá chegados, no entanto, deparam-se com um nível de preços para garantir a sua subsistência que têm vindo a agravar-se ao longo do tempo. O custo de vida para estrangeiros radicados na RAEM é já considerado preocupante.
“De acordo com os números apurados até Julho de 2015, o custo de vida para os expatriados em Macau está muito elevado, comparativamente a outros sítios do mundo”, refere o relatório da Xpatulator, uma empresa que fornece serviços de consultoria, baseado em índices comparativos de custo de vida, taxas de câmbio, etc.
Macau é por isso classificado entre os locais que apresentam algumas dificuldades acrescidas para os trabalhadores que vêm de fora. “Macau é, por exemplo, 31,5 por cento mais cara do que Montevideu [capital do Uruguai] no que diz respeito ao preço da alimentação, 78 por cento mais cara do que Durban [na África do Sul] para os custos domésticos, e 2,4 por cento mais cara do que Atenas [Grécia] em relação às despesas com transportes”, exemplificam os autores do estudo comparativo.
De acordo com o relatório, actualmente o custo de vida em Macau é considerado “muito alto” para as rendas da habitação ou para a aquisição de mobílias ou gastos com alimentos. As despesas com comunicações são as únicas que mereceram a classificação de “muito baixas” (ver tabela “Educação, saúde e habitação muito caros”).
Os analistas estabelecem ainda para cada cidade estudada, um índice de qualidade de vida que se refere às dificuldades que um imigrante e a sua família irão encontrar no destino de acolhimento. O prémio de qualidade de vida – tendo em conta factores económicos, políticos, religiosos, climáticos, etc – para Macau pode ser verificado no site da empresa (Expatulator.com) e comparado com os de outras cidades, num serviço pago.
Educação, saúde e habitação muito caros
Em Macau, o custo de um cabaz de serviços básicos, baseado em perços locais, comparado com uma média internacional, foi classificado pela equipa de analistas com as seguintes classificações nas diferentes categorias:
|
Sem comentários:
Enviar um comentário