"Na organização do “Teatro de Macau” (ver texto principal) está Matthew Gibson, do Departamento de Inglês da Faculdade de Artes e Humanidades da maior instituição de ensino superior do território. Ao PONTO FINAL, o professor explicou que o evento contempla a apresentação de “papers, a tradução de peças ocidentais, workshops com escritores, e também apresentações pelos escritores locais sobre os seus próprios livros e peças. Um evento que envolve muitas partes da cultura de Macau, onde o Ocidente e o Oriente encontram uma ponte entre eles”. Gibson complementa ainda a apresentação com uma vertente do programa voltada para o processo de escrita criativa e dramatúrgica: “Temos as partes mais práticas da conferência, para as pessoas que queiram aprender mais sobre como escrever peças de teatro”.
Sobre a forma como se manifestam as sinergias Ocidente/Oriente no teatro de Macau, o docente aponta caminhos: “Nas peças de Miguel Senna Fernandes, Joe Tang e Lawrence Lei vemos sinergias que são muito diferentes. Os macaenses têm uma educação muito portuguesa, para quem as formas dramáticas de Sófocles a Bernard Shaw são muito bem conhecidas. Por isso, a forma das peças é talvez muito ‘ocidental’, mas numa região asiática, cuja cultura tem muitas coisas que são parte de um híbrido Ocidente/Oriente, o processo é muito criativo”. S.G.
|
Sem comentários:
Enviar um comentário