João Lourenço, antigo reitor daquela que é hoje a Universidade de São José, afirmou à Rádio Macau que a Igreja Católica no território pode fazer muito mais para readquirir uma dinâmica pastoral. O padre franciscano, hoje director da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, deixou ainda elogios ao actual reitor da instituição de Macau, Peter Stilwell.
"O Padre João Lourenço, antigo reitor do Instituto Inter-Universitário, hoje Universidade de São José, afirmou ontem, em declarações à Rádio Macau, que a Igreja Católica no território tem condições para ser mais dinâmica, sobretudo na área pastoral. O sacerdote franciscano fez ainda um balanço positivo da actuação de Peter Stilwell à frente dos destinos da instituição de ensino superior.
João Lourenço – que se encontra na RAEM para ministrar um curso organizado pela Sé de Macau – elogiou o trabalho desenvolvido pela Igreja Católica local, sobretudo na área social, sublinhando que a tarefa é realizada em cooperação com diferentes grupos da sociedade civil. João Lourenço salientou, contudo, a existência de condições para fazer mais, sobretudo na área pastoral: “Acho que há aqui sempre um desafio grande a fazer e, nesse sentido, a Igreja ainda poderá fazer muito mais e talvez readquirir mais uma dinâmica pastoral. Não se fazem dinâmicas pastorais sem actores interventivos, portanto, precisamos aqui certamente de pastores dinâmicos que possam dar mais dinâmica a essa acção”, defendeu, em declarações à Rádio Macau.
João Lourenço, que é também o actual director da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, salientou ainda que as novas instalações da Universidade de São José, que deverão ser inauguradas ainda este ano, podem permitir um salto na qualidade pedagógica, mantendo sempre presente o objectivo de garantir a sustentabilidade financeira da instituição. Sobre o actual reitor da instituição, Peter Stilwell - que já confessou em entrevista à Rádio Macau a possibilidade de abandonar o seu actual cargo após a inauguração das novas instalações – o sacerdote teceu os seguintes elogios: “Creio que tem sido um trabalho positivo, em circunstâncias bastante difíceis, mas com a calma e serenidade que o caracterizam penso que está a ser um trabalho bem conduzido. A própria universidade tem olhado para este trabalho com um grande apreço, o que julgo ser um sinal de grande dedicação”.
O também professor catedrático na área de Teologia Bíblica, salientou que, caso Peter Stilwell tenha intenção de se manter no cargo, não crê que as portas lhe estejam “vedadas”, escreveu a Rádio Macau, que adiantou ainda que esta semana será renovado um protocolo entre a Universidade Católica Portuguesa e a Universidade de São José, de modo a garantir a validade canónica dos cursos de Teologia ensinados em Macau."
|
Sem comentários:
Enviar um comentário