domingo, 16 de outubro de 2011

O elevador da Estrela (Lisboa) - ( III )

"(...) A primeira experiência, à luz do dia, fez-se em princípio de Junho. Um carro saiu da Estrela e lá foi indo menos mal até S. Bento, embora continuasse a trepidação. Na subida para os Poiais o cabo escorregava, mas chegou até ao Poço Novo. Subir a Calçada dos Paulistas é que não. E o carro que viera até ali empurrado por cavalos-vapor, regressou à Estrela puxado por cavalos de carne e osso.

As experiências repetiam-se com resultados incertos, havendo sempre embaraços no Camões tanto à chegada como à partida. Nesta Praça fora colocada uma grande roda de 6 metros de diâmetro em cujo gorne passava o cabo; e a linha formava ali uma raquete de trânsito muito difícil pela aderência dele à roda. Este defeito obrigou a empresa a substituir a tal roda por uma placa giratória e colocou outra no Largo da Estrela.

Até que, em 20 de Julho (era um domingo) o público foi convidado a transportar-se gratuitamente nos dois carros que iam sair em experiência e escusado será dizer que o Largo da Estrela e o de Camões estavam cheios de mirones e de candidatos a heróis."

Sem comentários:

Enviar um comentário