quinta-feira, 7 de maio de 2015

IKEA: Suécia 10-Portugal 1



É capaz de não ter sido assim, mas não me surpreenderia se tivesse sido, pelo menos, como parece:

um dia, uns suecos e outros, subiram a um dos montes vizinhos de Loures e disseram assim: ali ao fundo há todas as condições para (estamos a meia dúzia de quilómetros de Lisboa ...) vir a nascer um aglomerado populacional que, por si só, se calhar, dava para "montarmos" aqui uma filial do nosso IKEA (passe a publicidade) ..
Amadureceram a ideia, foram aos bancos falar com capitais de boa fama e ... e zás: LOURES com eles.

Fui lá hoje, revê-lo e, como não sou sócio, nem concorrente, mas simples (e modesto) cliente, vim, estou impressionado, não pelo volume de negócio que possa ter surpreendido à vista desarmada, mas pela incrível estratégia logística encontrada: NINGUÉM SAI sem percorrer TUDO o que há para "oferecer" - e que prima pelo bom gosto, pela sabedoria na respectiva apresentação. Pouca gente a vender, "interligação" perfeita entre produtos, mais ou menos, da mesma família, um percurso, diria, obrigatório até à implacável (às implacáveis) caixa (s), onde tudo se paga - quase com um sorriso ...

Liberdade interior de circular, claro, mas uma tal organização (uma tal interacção) do que se pretende mostrar e VENDER que, estou convencido, muitos compram porque sim ... O que é proposto é apresentado com lugar previsível em casa de cada um e, chegado à zona do armazém, onde a arrumação é meramente interna, quase ninguém passa sem levar para casa o que, devidamente enquadrado, observou, já nem se lembra em que secção, se é que há secções e não divisões da casa onde as coisas "ficam demonstradamente bem"... Quando se chega, por exemplo, às luzes, já elas fizeram falta aos móveis, por exemplo, etc., que ficaram para trás.
É a eficácia do "design" no seu complexo melhor.
Não volto lá tão depressa: tanta eficácia é perigosa para o cliente desprevenido, mesmo que habituado às promoções com que agora assaltam por aí os potenciais clientes e lhes inundam as caixas do correio ...
Numa palavra, caro leitor: se te sobra dinheiro e queres melhorar o visual daquilo de que te rodeias em casa - joga SUECA. Se não é assim, fica-te pela lambida bisca do sr. Belmiro, que tem promoções, mais ou menos, enfeitadas, mas sem o "glamour"  sueco como aquele que te sublinhei - sem comissão, que os suecos, as suecas, ou me engano muito, podem ser bonitos/as, com certeza, mas são forretas ... E sabem da coisa: estudaram a geografia local, fotografaram tudo e ...

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