sexta-feira, 30 de abril de 2010

BOSTA

Popular: "...mas lembrando-se da esmerada educação que recebera na Suiça, disse porra não, chiça!..."

"Temos o sossego interior e temos a paz no estrangeiro; gozamos da liberdade política e da liberdade individual, e não obstante no País todo há um surdo descontentamento geral."

"( ... ) Está provado que pelo regime em que vivemos a dívida pública duplica invariavelmente de 15 em 15 anos. Portugal deve 54 mil contos mais do que devem, reunidos, todos os demais pequenos países da Europa - a Bélgica, a Suíça, a Dinamarca, a Grécia e a Noruega."

"( ... ) se em vez de grande dispêndio de prosa, Sua Majestade houvesse dito simplesmente: "Dignos pares e senhores deputados da nação portuguesa. Com o novo ano, que hoje começa, acho-me resolvido a começar nova vida. Tenho, portanto, a dizer-vos que, sendo a receita de Portugal de 26 193 contos de réis, uma parte desta soma será destinada a pagar os juros da dívida e a parte restante a satisfazer os encargos do Estado. Se estes encargos forem superiores aos rendimentos, o Estado que reduza os seus compromissos.Todo o ministro que, sob qualquer pretexto que seja, despender mais do que aquilo que o País possui será entregue aos tribunais como troca-tintas e ladrão. ( ... ) Está aberta a sessão."

in "As Farpas", de Ramalho Ortigão

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores