by Ponto Final |
Um estudo levado a cabo pelo Instituto de Competitividade na Ásia (ACI, na sigla inglesa) indica que Macau é a cidade mais competitiva da Ásia e com melhor qualidade de vida.
Os resultados apresentados ontem pelo jornal South China Morning Post vão no sentido de indicar que a população de Macau está satisfeita com a governação local e com as condições socioculturais da região. Macau é também vista pelos residentes como sendo uma região económica bastante competitiva.
No que diz respeito ao ambiente e à sustentabilidade, Macau ocupa o segundo lugar do ranking apontando para que a população não se encontre descontente com os eventuais problemas ambientais da região.
Já no que se refere à segurança, a RAEM é um lugar seguro na opinião dos residentes mas é ultrapassada em cinco posições, ocupando o sexto lugar da tabela.
Já em relação a Hong Kong, Tan Khee Giap, responsável pelo estudo, afirmou ao jornal South China Morning Post estar surpreendido com o resultado da região relativamente às questões de segurança. O 79º lugar na classificação é ocupado por Hong Kong, algo que Tan Khee Giap vê como consequência das manifestações pró-democracia do Occupy Central. “É surpreendente que Hong Kong esteja bem classificado em outras categorias mas na categoria de estabilidade e segurança o resultado é muito baixo”, afirmou.
As quatro maiores cidades chinesas – Pe quim, Xangai, Shenzhen e Cantão – posicionam-se em lugares abaixo dos 30 como cidades competitivas em comparação com outras cidades da China, Taiwan, Hong Kong e Macau.
O ACI tem vindo a desenvolver trabalhos no estudo da competitividade nos países da ASEAN e nas regiões da China de modo a ajudar os governos locais a criarem políticas adequadas ao crescimento económico e à satisfação da população, segundo descreve a própria organização.
Sem comentários :
Enviar um comentário