sábado, 12 de julho de 2014

Conversa simples com gente despretensiosa

Sentados à beira de uma mesa do salão do clube local, a conversa, sem gravador, foi inevitável:

"Chamo-me Mário Cavaca, tenho 82 anos e vivo no Tortosendo" - apresentou-se.

Depois, depois, palavra puxa palavra e, sem elogios em boca própria a uma vida dedicada, nas horas vagas (e, provavelmente, noutras ...), foi dizendo:

- "fui jogador de futebol na 2ª e 3ª Divisão portuguesas

- orientador (não treinador por falta de habilitação oficial) de equipas de futebol encartado português e francês ("dava para arbitrar a 2ª e 3ª Divisões")

- em campeonatos de pingue-pongue de Castelo Branco, fui cinco vezes campeão pelos Unidos do Tortosendo

- treinador de futebol, de atletismo e pingue-pongue pelos Unidos do Tortosendo

- fiz parte da equipa de arbitragem do jogo inaugural do campo do Dominguizo

- tenho cartões das Federações de Futebol portuguesa e francesa

- campeão de damas no Tortosendo durante quase 20 anos

- campeão de pingue-pongue regional (Castelo Branco) - individual e por equipas

- e, pelo INATEL, campeão (12 vezes) também em ténis de mesa pela equipa dos Pinhos Mansos, do Tortosendo. E, uma vez, pelo Estrela do Tortosendo, de que fui fundador

- (...) com 75 anos "fui obrigado" a jogar ténis de mesa e fiquei em 3º lugar (taça igual à do 1º classificado ...)

- fui director do Unidos do Tortosendo várias vezes e sempre lutei para que o clube não acabasse ..."

Mais:

foi repórter desportivo de jornais da Covilhã e do Fundão durante 30 anos e ainda se sente com força para não abandonar a actividade desportiva.

Está feliz por se saber agora integrado na multidão INTERNET.




8 comentários :

  1. EUmario cavaca agradeso a simpatia que teve por mim .tive a ver a reportagem que me fez.A sua reportagem foi muito amavel e verdadeira desde aqui fica um abraço mario benedito cavaca.e tb do meu companheiro que ouvio toda a converça fernando vicente abraço

    ResponderEliminar
  2. Falou a verdade - que se registou, com simpatia e muito agrado

    ResponderEliminar
  3. A vida Desportiva do meu Tio e Padrinho MARIO CAVACA contada por um grande jornalista Lisboeta (reformado) Marcial Alves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gente empreeendedora, precisa-se! Como Mário Cavaca.

      Eliminar
    2. Muito Obrigado Senhor ALVES de se interessar a pessoas com este valor, que sempre representou o desporto na sua Terra e atè mesmo fora de Portugal.
      Obrigado.
      Mario GONCALVES residente em Franca

      Eliminar
    3. Meu Caro, BEM-HAJA! Estou emocionado. Um abraço.

      Eliminar
  4. Mario Correia Gonçalves24 de agosto de 2014 às 23:27

    La vie SPORTIVE de mon oncle et parrain MARIO CAVACA racontée par un grand journaliste de Lisbonne (retraité) Marcial Alves
    A vida Desportiva do meu Tio e Padrinho MARIO CAVACA contada por um grande jornalista Lisboeta (reformado) Marcial Alves....Voir plus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exemplar. Portugal carece de gente assim.Abraços para todos os que assim são.

      Eliminar

Seguidores