segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

MACAU: Macaenses em Lisboa. Uma leitura antropológica

by Ponto Final

"A 10 de Janeiro, o Auditório do Museu do Oriente, em Lisboa, acolhe a ante-estreia do documentário “Macaenses em Lisboa, Ilusão ou Realidade”. O filme – o primeiro da série “Macau Português” – tem realização de Carlos Fraga e contou com a assessoria do professor e investigador nascido em Macau, Carlos Piteira. O filme, tal como um segundo ainda em produção, será emitido na RTP em 2016. O projecto foi produzido pela Livremeio Produções, com o apoio do Instituto do Oriente/ISCSP-ULisboa, Fundação Oriente, Fundação Jorge Álvares e Portal Martim Moniz.






A contextualização da comunidade macaense tem merecido ao longo dos tempos várias abordagens e significados, a própria declaração da afirmação étnica não tem sido pacífica, quer por quem a estuda, quer por quem a ela diz pertencer, tornando o tema aliciante e obviamente num caso particular de singularidade”, analisa a Livremeio Produções, em comunicado. A produtora enquadra, ainda, a concretização de um projecto inevitavelmente vinculado a um exercício de índole antropológica: “O documentário sobre os Macaenses em Lisboa é mais uma aproximação ao tema, ouvir e registar, na boa tradição antropológica de dar ‘voz’ aos envolvidos e trazer para o ‘palco’ da actualidade a questão transversal de qualquer estudo/abordagem das etnicidades. Quem são? E o que são? As respostas, essas, serão porventura múltiplas e diversificadas”.
A sessão terá a apresentação do humorista Nilton, e no programa figuram ainda momentos musicais, com o grupo “A Outra Banda”, que apresentará temas da banda sonora do documentário. A sessão conta ainda com a recriação ao vivo de “Porto Interior”, de Rão Kyao e Yanan, um projecto que Kyao definiu assim: “Pretendemos com este encontro continuar, através do som, a celebração da convivência de vários séculos entre Portugal e a China, que Macau historicamente tão bem exemplificou”. “Porto Interior” é também o nome do álbum de tributo a Macau gravado pelos dois instrumentistas em 2008. O trabalho discográfico reúne repertório do folclore clássico chinês e português, temas originais e uma incursão no fado." S.G.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores