segunda-feira, 21 de abril de 2014

Notícias de Macau - Actualidade

New post on Ponto Final

Semanário Clarim lança suplemento em língua inglesa

 byPonto Final
O semanário católico de Macau em português, O Clarim, vai estar nas bancas, hoje, com um trio de novidades para os leitores, incluindo o lançamento de um suplemento em língua inglesa.
A razão por detrás do suplemento em inglês "é chegar a todas as comunidades de Macau, uma vez que a RAEM [Região Administrativa Especial] se internacionalizou também com a chegada de inúmeros falantes de língua inglesa", explicou o editor do jornal, José Miguel Encarnação.
Por outro lado, "trata-se de colmatar uma falha há muito detectada pela Diocese de Macau: a ausência de um veículo transmissor da Doutrina Católica a todos os fiéis, dado que O Clarim era até hoje publicado em português e o boletim informativo Aurora em chinês", acrescentou, em nota enviada à agência Lusa.
Segundo José Miguel Encarnação, o suplemento em inglês "é mais doutrinal, religioso, eclesiástico, enquanto o caderno tradicional, em português, manterá uma linha editorial mais generalista".
A edição número 47 do jornal figura também como a primeira sob a direcção do Padre José Mario Mandía, capelão da Prelatura da Santa Cruz e Opus Dei em Macau, que substituiu o padre Albino Bento Pais, membro da Sociedade de São Paulo.
A fechar o 'trio' de novidades serão apresentadas "alterações a nível gráfico, assinalando também, desta forma, uma nova etapa do jornal de língua portuguesa mais antigo de Macau".
A edição de hoje (e não tradicionalmente de sexta-feira) d'O Clarim é dedicada à Páscoa, um dos acontecimentos mais importantes do calendário litúrgico.
O Clarim completa 66 anos de existência dentro de duas semanas.
Ponto Final | Abril 17, 2014 às 2:53 pm | Categorias: Uncategorized | URL: http://wp.me/pu3KH-7O5
Comment   See all comments

New post on Ponto Final

Hospitais com 2400 camas em seis anos

 by Ponto Final
 Lei Chin Ion avança dados quanto aos futuros equipamentos de saúde, sem se comprometer com números relativos ao alargamento dos recursos humanos no sector. O director dos Serviços de Saúde anunciou ontem na Assembleia legislativa que, em 2020, haverá um total de 2400 camas de hospital na região, de acordo com a Rádio Macau.
“Tendo em conta as previsões das estatísticas de que teremos 700 mil habitantes, então por cada mil habitantes teremos 3,9 camas”, afirmou Lei, em resposta a interpelação oral do deputado Zheng Anting. No ano passado, notou, a proporção era de 2,17 camas por mil habitantes.
“De facto, o nosso número é baixo, mas com o aumento da nossa população também aumentámos o número de camas. Por outro lado, o número de camas para reabilitação é mais baixo do que noutras regiões. Nos últimos anos temos vindo a aumentar esse número”, indicou o director nas declarações transmitidas pela emissora.
Lei Chin Ion deu também conta do andamento dos trabalhos de construção do futuro Hospital das Ilhas, dizendo que as obras devem arrancar no início do próximo ano para ficarem concluídas no final de 2017.
A falta de recursos humanos foi um dos temas do debate, com interpelação do deputado Ho Ion Sang. Segundo a rádio, Lei Chin Ion prometeu uma aposta na formação e no recrutamento de especialistas do exterior, para assegurar a formação de profissionais locais. Quanto ao caso dos enfermeiros, o director dos Serviços de Saúde lembrou que concluiu no mes passado a contratação de 112 enfermeiros e prevê recrutar mais uma centena no próximo ano.
Lei afirmou ainda que a proposta de lei para o novo regime de internatos médicos está “na fase final” para ser entregue “o mais breve possível” à Assembleia.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores