domingo, 27 de abril de 2014

Notícias de Macau - Actualidade

Instituto Cultural lança colecção com traduções de Eça de Queiroz

 by Ponto Final
1 cultura eça“Espelho do Mar” vai dar a ler autores estrangeiros que escreveram sobre Macau.
Duas obras de Eça de Queiroz vão estar reunidas no primeiro volume de uma colecção em chinês, a ser lançada em Agosto, em Macau e na China Continental, disse à agência Lusa o vice-presidente do Instituto Cultural, Yao Jing Ming.
"Estamos na fase de concretização. O lançamento está previsto para Agosto", afirmou Yao Jing Ming, à margem de uma palestra sobre "O Livro e os Direitos de Autor".
A nova colecção, intitulada "Espelho do Mar" – um dos muitos nomes atribuídos a Macau –, resulta de um contrato assinado, este ano, entre o Instituto Cultural de Macau e a chinesa Editora de Literatura do Povo, para a co-edição de autores estrangeiros em Macau e na China Continental.
"A colecção vai integrar escritores que escreveram sobre Macau, incluindo história, crónicas e ficção", disse Yao Jing Ming.
O primeiro volume da colecção contém duas obras do escritor português Eça de Queiroz: "O Mandarim" e o livro de crónicas "Chineses e Japoneses". Eça de Queiroz (1845-1900) é dos autores portugueses mais publicado na China.
O primeiro romance de Eça de Queiroz traduzido em chinês foi "O Crime do Padre Amaro", em 1984, seguindo-se "Os Maias", "A Cidade e as Serras", "O Primo Basílio", "A Relíquia", "A Capital" e "O Mandarim".
Yao Jing Ming explicou que as obras da nova colecção serão publicadas em chinês, em duas versões diferentes para Macau e para o interior da China.
"A Editora de Literatura do Povo é muito conhecida e tem uma rede própria de distribuição. É uma experiência nova para nós (Instituto Cultural) e é uma tentativa de ultrapassar obstáculos na distribuição de livros", sublinhou.
O objectivo, segundo Yao Jing Ming, que também é poeta e tradutor de autores portugueses para língua chinesa, é publicar quatro títulos até Dezembro e dar continuidade ao projecto "Espelho do Mar", no próximo ano.
"Antologia dos Viajantes Portugueses na China", com crónicas de Gaspar da Cruz, João de Barros e Fernão Mendes Pinto, escritas nos séculos XVI e XVII, será outro dos volumes da colecção, adiantou.
Ponto Final | Abril 27, 2014 às 1:49 pm | Categorias: Uncategorized | URL: http://wp.me/pu3KH-7QC

Aeroporto bate recordes de satisfação

 by Ponto Final
O Aeroporto Internacional de Macau atingiu a sua pontuação mais alta no inquérito à satisfação dos passageiros realizado pelo Conselho Internacional de Aeroportos em 2013. Numa escala de zero a cinco, o aeroporto de Macau conseguiu uma pontuação de 4.16, no último trimestre no ano.
A média do ano foi de 4.05 pontos, uma subida de 15 por cento em relação a 2012, indica o Aeroporto Internacional de Macau em comunicado. Entre um total de 228 aeroportos, Macau posicionou-se no 113º lugar – em 2012, estava em 188º, de um total de 198.
A administração identifica diversos factores que contribuíram para o melhoramento da satisfação dos visitantes. Em 2012, o aeroporto iniciou uma série de projectos de melhoramento, só terminados em 2014, entre eles o reposicionamento e alargamento da praça de alimentação, que teve “impactos muito positivos no Aeroporto Internacional de Macau”. As lojas ‘duty free’ no terminal internacional foram também renovadas, passando a incluir novas marcas e produtos.
O aeroporto lançou também novos serviços, como a zona para crianças no terminal internacional, e instalou, em 2013, máquinas de água, “indo ao encontro dos hábitos de alimentação dos passageiros asiáticos”. Foi ainda criado um serviço de limousines que surgiu como “uma possível solução para os transportes insuficientes de e para o aeroporto”. O melhoramento da decoração, a instalação de Internet sem fios gratuita e a limpeza das casas de banho são também apontados como motivo de satisfação.
No futuro, o Aeroporto Internacional de Macau quer concentrar-se em melhorar alguns aspectos do serviço como a “cortesia do pessoal do aeroporto, instalações de restauração e parques de estacionamento”.
Ponto Final | Abril 27, 2014 às 2:02 pm | Categorias: Uncategorized | URL: http://wp.me/pu3KH-7QT
Comment   See all comments

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores