quarta-feira, 9 de abril de 2014

Rever António Sérgio, aqui, no meio de uma conversa de jardim ...

Para citar aos que pensam que sabem ...

Saber A

"Não está a cultura no saber das coisas, mas numa certa maneira de saber as coisas, numa certa maneira de as apreciar e as ver. Há quem saiba muito e não seja culto; há quem saiba pouco e que o seja muito. Reside a cultura essencialmente na forma e não na quantidade do conhecer; tão pouco na variedade do conhecer; tão pouco na novidade do conhecer."

Saber B

"Conta-se a história de certo devoto asiático que se quedara na birra de que não havia de crer em micróbios. Não, não os havia! Não podia haver tal coisa! Um médico europeu a si demovê-lo, e convidou-o a olhar para um microscópio. O asiático, porém, saiu-se do lance a primor. Pegou no aparelho, galhardo, levantou-o ao ar, cerrou os dentes, tomou impulso - e pumba! Rejeitou-o à parede, com impetuosidade e com fúria. Pronto! Por aquele, já não se veriam micróbios!"

Saber C

"O risco de naufrágio é necessário à rota. Não temamos o erro: que arriscarmo-nos ao erro é condição do aceitar e foi por isso que já se disse algures: mostrai-me um cientista que jamais errasse, e mostrar-vos-ei um indivíduo que nunca descobriu coisa nenhuma."

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores