segunda-feira, 24 de junho de 2013

Do lido, o sublinhado (38) - Nelson Mandela e o marxismo





in LONGO CAMINHO 
PARA A LIBERDADE, 
autobiografia de Nelson Mandela




"(...) Das minhas leituras de literatura marxista, e de conversas com marxistas, retirei a impressão de que os comunistas consideram o sistema parlamentar do Ocidente como antidemocrático e reaccionário. Eu, pelo contrário, sou um admirador de tal sistema.

A Magna Carta, a Petição de Direitos e a Declaração de Direitos são documentos venerados por democratas de todo o mundo. Tenho grande respeito pelas instituições políticas britânicas, e pelo sistema judicial do país. Considero o parlamento britânico como a instituição mais democrática do mundo, e a independência e imparcialidade do seu poder judiciário nunca deixaram de despertar a minha admiração. O Congresso Americano, a doutrina do país da separação de poderes, assim como a independência do seu poder judiciário, despertam em mim sentimentos semelhantes."

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores