quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Macau: defesa dos aumentos salariais acima da inflação

Chui defende aumentos salariais acima da inflação

 byPonto Final
O candidato único a chefe do Executivo, Chui Sai On, defendeu ontem perante representantes do terceiro sector do Colégio Eleitoral que os aumentos salariais devem ser sempre acima da taxa de inflação.
Confrontado com o aumento do custo de vida e os monopólios que existem em Macau pela audiência, Chui Sai On apelou a que os patrões aumentem os seus trabalhadores acima da taxa de inflação.
“Os empregadores não devem dar aumentos inferiores à actual taxa de inflação. Espero que possam acompanhá-la. Não deve, pelo menos, ficar abaixo, especialmente numa altura em que os preços dos bens estão a aumentar tanto”, disse o candidato único em declarações recolhidas pela TDM. Esta posição já tinha sido defendida por Chui Sai On em debate com os deputados sobre as Linhas de Acção Governativa.
Em Julho, a taxa de inflação homóloga cresceu 5,92 por cento sobretudo devido às rendas de casa e aos preços das refeições fora de casa.
O candidato único à eleição a chefe de Executivo falava a este grupo de representantes que inclui os subsectores do trabalho, dos serviços sociais e da religião sobre questões que afectam o mercado privado.
É que apesar de apoiar esta medida, os últimos aumentos salariais na Administração Pública ficaram abaixo da taxa de inflação – foram de 5,71 por cento, mas face à inflação estimada para 2014, o vencimento real foi de 4,08 por cento, calculou Albano Martins.
De acordo com os cálculos do economista, citados pela agência Lusa, os trabalhadores da Administração Pública têm vindo a perder poder de compra desde 1999. Entre o ano da transferência de soberania até Abril de 2014, os funcionários públicos perderam 8,69 por cento do seu vencimento: a inflação acumulada foi de 43,82 por cento e os seus salários cresceram apenas 35,13 por cento, estimou Albano Martins.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores