quinta-feira, 2 de junho de 2016

"Pavilhão dos Desportos" (Parque Eduardo VII, em Lisboa)

"O Projecto designado de Pavilhão das Indústrias foi construído em 1921 destinado à Exposição Internacional do Rio de Janeiro, organizada em 1922, com projecto dos arquitectos Carlos Rebelo de Andrade (1887-1971) e Guilherme Rebelo de Andrade (1891-1969). Entre 1929 e 1931 foi reconstruído a meio da encosta do Parque Eduardo VII. Em 1932 foi re-inaugurado por ocasião da Exposição Industrial Portuguesa que teve lugar no Parque Eduardo VII antes de ser posteriormente adaptado e aproveitado para instalações e actividades desportivas, tomando assim a designação de Pavilhão dos Desportos, foi utilizado como Palácio Municipal de Festas e de Exposições. Em 1947 realiza-se no recinto o Campeonato Mundial de Hóquei em Patins. No ano de 1984 foi designado por Pavilhão Carlos Lopes em homenagem ao atleta que, pela primeira vez na história do desporto português, conquistou uma Medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos. De planta quadrangular, traduz uma arquitectura eclética, de gosto revivalista inspirado no decorativismo do barroco joanino. A fachada principal surge revestida por painéis de azulejos, em azul e branco, produzidos pela Fábrica de Sacavém, em 1922, representando no plano iconográfico cenas da história de Portugal com temas dedicados a Sagres, à Batalha de Ourique, à Ala dos Namorados na Batalha de Aljubarrota e ao Cruzeiro do Sul. As esculturas denominadas «Arte» e «Ciência», localizadas na parte da frente do edifício, são peças executadas pelo escultor Raul Xavier (1894-1964). No interior apresenta paredes revestidas por painéis de azulejos de grande qualidade da autoria de Jorge Colaço e Jorge Pinto. Em 2001 foi realizado um projecto de remodelação do imóvel pela Câmara Municipal de Lisboa e dois anos mais tarde o edifício foi encerrado ao público, por questões de segurança dado o estado avançado de degradação das estruturas."

Finalmente, FINALMENTE (?), AGORA, o Pavilhão dos Desportos (ou Pavilhão Carlos Lopes, ou ...), no Parque Eduardo VII, em Lisboa, parece, se não está parece, estar em obras. Aleluia!!!

Se não são mentirosos, se não são para "inglês ver" ... há sinais exteriores de obra no malfadado pavilhão. 

Porra! Até que enfim! Ou os andaimes foram colocados só para enganar quem, visitante da Feira do Livro, espreitasse para cima?...

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores