sábado, 11 de junho de 2016

MACAU - Cantoria em patuá nas Casas-Museu da Taipa







by Ponto Final
Vários cantores macaenses com nome feito no meio artístico local – alguns deles tendo participado em concursos em Macau e no exterior –  foram convidados pela Tuna Macaense para encher de música a Avenida da Praia ao final de tarde de amanhã. O espectáculo é o primeiro de uma série de cinco concertos a realizar até Outubro no anfiteatro das Casas-Museu da Taipa.

"Canções macaenses, uma boa parte das quais em patuá, vão animar o ambiente das Casas-Museu da Taipa, amanhã à tarde. Vários jovens talentos da música macaense terão a seu cargo a interpretação de alguns temas bem conhecidos da comunidade lusófona de Macau, num concerto que tem como cabeça de cartaz a Tuna Macaense. O espectáculo marca o arranque da edição de 2016 da iniciativa Concertos ao Anoitecer, uma série de cinco espectáculos musicais a realizar até Outubro na Avenida da Praia.
Além de Filomeno Jorge, vocalista principal, guitarrista do grupo e autor de muitas das composições que vão ser interpretadas pela Tuna Macaense,  no anfiteatro das Casas-Museu, entre as 17h30 e as 19h vão actuar ainda jovens artistas como Filipe Tou, Germano Guilherme, Josefina Santos, Adriano Jorge, Mané Crestejo e Valentina Marques. Os cantores convidados, alguns deles profissionais, foram seleccionado pelo seu reconhecimento no meio artístico local e por terem participado em concursos e em espectáculos musicais em Macau e no exterior: “A entrada é livre. Todos os residentes e turistas são bem-vindos a este concerto protagonizado por um grupo musical que tem grandes tradições históricas em Macau, e que terá lugar num espaço emblemático e de traços arquitectónicos portugueses”, avança, em comunicado, o Instituto Cultural, o organismo que promove o evento.

Da tradição à inovação

Criada em 1935, a Tuna Macaense começou por ser constituída por mais de três dezenas de músicos, com actuações de rua em que interpretavam músicas tradicionais portuguesas e em patuá, tocadas por um vasto leque de instrumentos musicais onde se incluíam o bandolim, o banjo, a guitarra portuguesa, o acordeão e  instrumentos de percussão, entre outros.
Mais de 80 anos volvidos –  e depois de ter já actuado em representação de Macau em eventos nos Estados Unidos, Tailândia, Coreia do Sul, Austrália e em vários países europeus, além de ter participado por várias vezes em acções de divulgação e promoção de Macau pelos países asiáticos –  a Tuna Macaense é actualmente constituída por apenas sete elementos. A sua música está hoje mais próxima do estilo moderno, não interpretando apenas músicas em patuá e em português, mas incluindo também alguns temas em cantonês, mandarim e inglês.
O projecto Concertos ao Anoitecer vem sendo realizado desde 2003. Para este ano, estão previstos cinco concertos, sempre no segundo sábado de cada mês, entre Junho e Outubro. Nos próximos concertos, está prevista a actuação de artistas dos Estados Unidos, Taiwan e Macau, interpretando géneros diversos, incluindo pop, jazz, folk e country."

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores