domingo, 16 de maio de 2010

ROMA - Homenagem a MATTEO RICCI, no IV Centenário da sua Morte

Jesuíta nascido em 6 de Outubro de 1552 e falecido a 11 de Maio de 1610, Matteo Ricci (cito, de João Botas, "Macau Antigo", "post" de 15 de Setembro de 2009) "aos 19 anos entrou na Companhia de Jesus e aos 25 anos recebeu autorização para residir em Portugal. (...) Já com 31 anos de idade está finalmente em Macau para (...) evangelizar a China. É em Macau que Ricci inicia os seus primeiros estudos de chinês".

Contudo, "Ricci não venceu a barreira que caracteriza a impenetrabilidade da China à cultura ocidental" e "numa primeira fase do seu apostolado vestiu os hábitos dos monges budistas e tentou aproximar A Palavra de Deus aos usos e costumes das populações locais. À medida que melhor ía conhecendo a estrutura social, apurava a sua táctica, se bem que mantivesse a estratégia inicialmente definida.  Foi assim que no percurso para Pequim trocou as vestes dos monges pelas dos letrados (...) e, usando os conhecimentos da ciência ocidental (...) foi subindo degrau a degrau até entrar na corte Imperial, onde morreu com 58 anos de idade, no gozo de reconhecido prestígio".

O que, especialmente, me motiva aqui para o que outros, quiçá, mais versados fariam melhor? Um facto simples: aconteceu...aconteceu, entretanto, a grata coincidência de estar em Roma no dia 4 deste 
mês de Maio e poder assistir, na igreja de S. Inácio, à homenagem que, no IV Centenário da sua morte,  foi prestada ao jesuíta Matteo Ricci, a anteceder concerto que encheu naves. Eu que, em Macau, bastas vezes, tinha ouvido, nomeadamente, Monsenhor Manuel Teixeira, referir-se-lhe com profunda admiração e entusiasmo.

Fica o apontamento. 

Estranhos, ou talvez não, estes momentos de eventual "encontro"... Afinal, com os italianos estava, anónimo, alguém português... Que esteve em Macau, onde ouviu falar de Matteo Ricci e lhe fixou o nome.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores