sábado, 22 de maio de 2010

Volta ao Mundo em 90 dias - França

"Porque de feitos tais, por mais que diga, mais me há-de ficar ainda por dizer"...

..."concluo", hoje, esta reposição, agora abreviadíssima, via NET, de uma "Volta ao Mundo em 90 dias", que preenche uma parcela motora do que tenho vindo a fazer, desde que me achei a escrever para outros - não familiares.

Tornaram, oportunamente, tudo possível, nos anos 80, oito patrocinadores institucionais e dezenas de outros que, também sem qualquer hipoteca, quiseram colaborar.

Foi bom. E viciante, como não será difícil concluir pelo que para atrás fica de incursões em "searas alheias"(além do mais que, espero, se irá "ver") ...


Mas, antes dos eteceteras, viajemos até França para breves passagens do que, em formato tabloide, foi escrito em 28 páginas de jornal.


João Paulo II, em Saint-Denis, aos emigrantes portugueses:


"Trabalhadores portugueses, vós sois um povo numeroso em Saint-Denis. Feliz no meio de vós, convosco, eu rezo por todas as vossas intenções e pelas intenções das vossas famílias que estão em Portugal.


Aos caríssimos emigrantes de língua portuguesa, com uma afectuosa saudação e votos de todo o bem, exorto igualmente a serem fiéis aos autênticos valores da família como Deus quer e no trabalho honrado. E isto ainda que sejam difíceis as condições de vida. Pede-lho a sua vocação cristã e as dignas tradições de que são portadores, mesmo fora da Pátria querida. E que Nossa Senhora para todos seja luz, exemplo a seguir e que, qual mãe da nossa confiança, lhes alcance assistência, conforto e graça de Deus."


Manuela Aguiar, secretária de Estado da Emigração e Comunidades Portuguesas:


"(...) posso garantir-vos que o Governo há pouco empossado continuará, na mesma orientação anterior, intensa e sinceramente empenhado (...) na abertura a novas iniciativas, tendo por objectivo a institucionalização do diálogo entre as Comunidades Portuguesas e destas com o Governo (...)."


Nandim de Carvalho, deputado eleito pelo círculo da Emigração da Europa:


"Vai ter lugar em Junho de 1981 o Primeiro Congresso das Comunidades realizado depois do 25 de Abril (...). Vamos lançar mãos às nossas tarefas para que os problemas reais venham ao de cima com as respectivas propostas de solução que certamente terão que ser diferenciadas consoante a natureza das comunidades (...).


António Siqueira Freire, embaixador de Portugal em França:


"A adesão de Portugal ao Mercado Comum integra-se numa busca voluntária e natural da nova dimensão do nosso País."


Maria de Jesus Geraldes, luso-descendente, em França:


"(...) A primeira reacção de quem se sente diferente no meio dos outros é fazer tudo para se parecer com eles e eu quis fazer assim. Essa atitude durou até que tomei novamente consciência de que esta diferença nunca a poderia eliminar de mim porque me definia e era por causa dela que os meus sofriam certos vexames na vida quotidiana. Foi uma das razões que contribuiu para que eu não me nacionalizasse francesa. (...) Sou uma mistura de duas culturas: a francesa e a portuguesa.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores