terça-feira, 28 de maio de 2013

1975 "Jornal Novo", porquê?

Uma "explicação" pessoal eventualmente desnecessária:

in Vasco Gonçalves Discursos Conferências Entrevistas

"... Nós temos neste momento em que se fala tanto em programas, em linhas, nós temos documentos que nos bastam, neste momento, para traçarmos o caminho do nosso futuro, um deles é o documento elaborado pelos oficiais do COPCON. O outro documento é o que se intitula "Defender a Revolução", elaborado pelo V Governo Provisório.

Esses dois documentos poderão amplamente servir de base ao caminho que deveremos traçar para futuro, eles apontam uma via socialista, mas são documentos realistas, eles são documentos realistas. Lá se vê o problema das vanguardas revolucionárias, o problema dos seus aliados, o problema dos blocos sociais de apoio. Lá se vê bem que nós desejamos ir ao encontro de todos os portugueses, não só das classes trabalhadoras como dos nossos agricultores, como dos nossos comerciantes, como dos nossos industriais, como dos quadros. Esses documentos, basta lê-los, lê-los bem, que se verá que são documentos honestos, são documentos que honram as pessoas que os elaboraram, não são documentos demagógicos, não são documentos que deitem poeira para os olhos dos portugueses. (...) Esse documento-guia aponta os caminhos do acesso progressivo das massas trabalhadoras ao Poder."

Ler o essencial, por exemplo, do artigo de Rogério de Freitas que se reproduz a seguir e acompanhar os "retratos p.b. 1975/76" onde se lembrarão aqui cerca de 250 páginas, as mais diversas, publicadas em tempo sob responsabilidade editorial de Artur Portela Filho.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores