sábado, 18 de julho de 2015

Helena Vasconcelos - o saber policromático

Peço desculpa aos meus amigos facebookanos, mas, às vezes, as vossas doutas opiniões políticas parecem-me uma espécie de assembleia nacional do antigamente, ainda que de sinal contrário: vem um e diz mata, vem outro diz esfola - quase sem intervalo para opiniões EVENTUALMENTE contrárias. Mais do que um simples GOSTO, aparecem "coisas", quase em bicos de pés, a dizer, a condizer.

Com uma excepção, que daqui saúdo: HELENA VASCONCELOS, que não escreve por escrever ... Digo eu. Portanto, esta mensagem é para ela, para a escrita, em regra, muito documentada, muito fundamentada, que nos oferece. O "giro", entretanto, é a espécie de séquito que a "segue", em regra, mais à esquerda do que a esquerda...

Sabem uma coisa, Exmos. Amantes do Gosto das palavras de H.V., se fosse a vocês, à esquerda ou à direita, tentava "INOVAR". Os vossos améns estão a tornar-se simples vénias sem conteúdo. E, como sabem, em democracia nem tudo é branco e nem tudo é preto: há uma paleta de cores onde podem inspirar-se e primar pela LIBERDADE.

A Helena Vasconcelos, digo eu, de certeza que detesta as sociedades do elogio mútuo e a monocromia revelada. Mas não o pode escrever. E o que aqui deixo, no fundo, não passa de um desabafo - que tinha que sair, depois de ter lido tanta manteiga - para "fazer número"... Escrevo eu que, às vezes, tanto me apetece sovar à direita como à esquerda.

Por favor, ao menos, documentem-se. Entretanto, para que nada se perca, à cautela, vou copiar "isto" para a vossa espécie de monocromia FACEBOOKCANA. E solicito a liberdade não sectária que, se calhar, no fundo, também praticam no vosso quotidiano. Documentada - como a da Helena Vasconcelos, com quem não falo, ao vivo, há meses (anos?). A penúltima vez, "se bem me lembro", foi na CULTURGEST, no decurso de debate a propósito de umas leituras em que apareceu, no meio dos participantes, "um dono da verdade" - ÚNICA E INDESMENTÍVEL...

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores