quarta-feira, 2 de março de 2016

MACAU: Milionário chinês na mira do Partido Comunista






by Ponto        Final
Ren Zhiqiang caiu em desgraça junto das autoridades chinesas, depois de ter criticado nas redes sociais os gastos feitos pelo Governo Central em propaganda partidário. O Partido Comunista diz apenas que o milionário será “severamente punido”.O Partido Comunista da China (PCC) vai "penalizar com severidade" um milionário do sector imobiliário que criticou nas redes sociais o controlo exercido pelo Estado sob os media de comunicação social do Continente, informou ontem a agência Xinhua.
"Ren Zhiqiang tinha 37 milhões de seguidores no Weibo, rede social que é muitas vezes comparada ao Facebook. O milionário é conhecido pelo carácter provocativo das suas intervenções.
Apesar de ser membro do Partido Comunista da China, Ren terá questionado o investimento de dinheiros públicos em propaganda partidária, depois de Xi Jinping ter visitado três importantes meios de comunicação estatais.
O comentário despoletou um rol de reacções criticas por parte da imprensa oficial e levou ao encerramento das contas de Ren nas redes sociais.
De acordo com uma circular do Partido Comunista, o milionário deverá agora ser “severamente castigado” e alvo de “duras” penalizações internas. Ren "tem posto a circular informação ilegal e fez comentários inapropriados 'online'", escreve a Xinhua, citando o documento, que diz ainda que as suas acções "resultaram numa influência negativa e danificaram a imagem do partido".
A Administração do Ciberespaço da China justificou também o encerramento das contas de Ren devido "à influência vil" que as intervenções do milionário tinham junto dos seus seguidores.
A China criminaliza certos tipos de comentários, incluindo aqueles que contêm "rumores", um termo amplo que por vezes se aplica a críticas ao Partido Comunista Chinês.
O portal Qianlong acusou o empresário de recorrer a argumentos capitalistas e de seguir o constitucionalismo "ocidental", falhando na defesa dos interesses do Partido do qual é membro: "Quando é que o governo do povo passou a ser o governo do Partido?", questionou Qianlong, sobre o comentário de Ren, entretanto apagado, "Não utilizem o dinheiro dos contribuintes para algo que não lhes providencia qualquer serviço".
Fontes oficiais chinesas indicam que o país emprega dois milhões de pessoas na monitorização permanente da rede. Outra medida 'orwelliana' inclui a contratação de internautas para fazerem comentários pró-Governo em fóruns 'online'.
Ren já tinha causado polémica anteriormente, quando, por exemplo, chamou à televisão estatal CCTV "o porco mais estúpido à face da terra", ou defendeu os altos preços do imobiliário no Continente, levando inclusive um membro da audiência a atirar-lhe um sapato, num ataque de raiva."

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores