segunda-feira, 18 de abril de 2016

MACAU: Ng Lap Seng é membro da Fundação Mário Soares mas ninguém o conhece

by Ponto Final

O empresário de Macau acusado de estar envolvido num escândalo de corrupção faz parte do conselho geral da Fundação Mário Soares, noticiou a revista Visão.  Mas o secretário-geral da fundação afirma que não faz ideia de quem possa ser Ng Lap Seng.

"O empresário Ng Lap Seng é um dos membros do Conselho Geral da Fundação Mário Soares, mas no seio do organismo criado pelo antigo presidente da República de Portugal ninguém o conhece. A informação sobre o empresário de Macau, que está envolvido num alegado esquema de corrupção no seio da Organização das Nações Unidas, foi publicada, na semana passada, na revista portuguesa Visão.
Apesar do nome do empresário estar no portal online da fundação, o secretário-geral, Carlos Barroso, afirmou à revista não saber quem é Ng Lap Seng, nem como entrou na fundação ou quem o escolheu para o conselho geral.
Carlos Barroso, que está na fundação há duas décadas, afirmou ainda que não há registos de presença de Ng Lap Seng em reuniões nem nos financiamentos da mesma.
Contudo o actual secretário-geral da Fundação admite que o lugar de Ng Lap Seng possa ser a consequência de doações feitas nos anos iniciais do organismo, a exemplo do que sucedeu com Stanley Ho.
“Quem generosamente conduziu as coisas para dotar a fundação de meios financeiros foi o comandante Gomes Mota, já falecido”, disse Carlos Barroso. “Muita gente deu contribuições, Stanley Ho foi um deles. Mas os depósitos eram feitos nas contas de Gomes Mota e depois isso transitou para a fundação quando iniciou a sua actividade”, acrescentou.
A Visão também falou com Carlos Monjardino, administrador da Fundação Mário Soares e presidente da Fundação Oriente, criada com dinheiro de Stanley Ho. Monjardino também afirmou não conhecer o empresário. “Que me recorde, não conheço o senhor Ng Lap Seng”, disse.
Fundada em Setembro de 1991, a Fundação Mário Soares tem um conselho geral com cerca de 124 membros, incluindo algumas pessoas que entretanto já morreram. Entre os membros estão cinco chineses ligados a Macau: Ng Lap Seng, Stanley Ho, Jorge Neto Valente, Leong Su Sang e Sio Tak Hong.
Reportando-se às reuniões do Conselho Geral da Fundação, Carlos Barroso explicou que estas ocorrem uma vez por ano ou quando Mário Soares assim o entende. Mas o secretário-geral é o primeiro a reconhecer que os encontros acontecem de forma irregular devido à agenda preenchida dos próprios membros do organismo.
No entanto, Barroso não fecha a porta à possibilidade de Ng Lap Seng ser exonerado da fundação, caso seja considerado culpado: “Caso a situação venha a confirmar-se e configure ter existido uma conduta de um conselheiro lesiva para o bom nome da fundação, o assunto será seguramente levado à próxima reunião do conselho geral, órgão que estatutariamente tem competência para o apreciar e tomar uma eventual deliberação de exoneração”, disse.
Ng Lap Seng tem 68 anos e está formalmente acusado pela justiça norte-americana de envolvimento num esquema de subornos a dirigentes da ONU. O objectivo era conseguir o apoio de altos dirigentes das Nações Unidas para a construção de um luxuoso centro de conferências em Macau."

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores