sábado, 22 de dezembro de 2012

As mãos com chagas e pus de Bombaim

Porque é que se escreve o que se escreve, aqui, neste espaço de leitura dispersa? Os estatísticos que o digam. O que eu sei é que ontem, exactamente ONTEM à noite, a "provocação" chegou-me via RTP 1 (para os "distantes": Radiotelevisão Portuguesa - Canal Um - Programa Princípes do Nada).

Não para adiantar muito, ou mesmo quase nada, mas para referir que, milhares de quilómetros percorridos um pouco por todo o mundo, o caso mais chocante de miséria que vi na minha vida foi na amplamente falada India, em Bombaim, onde, sempre que um táxi  parava, havia mãos, havia chagas, feridas com pus e sangue, a tentar entrar pelos vidros das janelas - a pedir esmola ... E, não sei se cúmulo ou não da miséria, via-se com frequência a eventual delimitação de "habitações" pintada numa parede apenas com dois traços verticais ... Com pregos no muro para pendurar alguns "utensílios"... E ... e, no chão, tudo, tudo o mais que era suposto ser uma casa ... A dois passos, no caso, de um hotel de cinco estrelas, por exemplo.

É isto a India? Não sei. Temo que seja. Integrada numa Comunidade Britânica que "ajuda na implementação e manutenção de sistemas políticos que visem democracia, desenvolvimento sustentado e direitos humanos".

Tenho saudades de Goa.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores