quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Do lido, o sublinhado ( 4 )












Homenagear, AQUI, Nelson Mandela, seria caricato. Lembrá-lo não. Sempre será melhor que fazê-lo num qualquer "graffiti", digo eu, que, apesar de tudo, gosto de alguns que tenho visto aquém e além fronteiras.

Nelson Mandela in Longo Caminho para a Liberdade:

"Possuo uma licenciatura em Letras e pratiquei a advocacia em Joanesburgo durante vários anos, em sociedade com o Dr. Oliver Tambo. Sou um prisioneiro condenado, a cumprir uma pena de cinco anos por ter saído do país sem autorização e por incitar o povo a fazer greve, no final de Maio de 1961.

Admito imediatamente que fui das pessoas que ajudaram a formar o Umkhonto we Sizwe e que desempenhei um papel importante na condução dos seus assuntos, até à minha detenção em Agosto de 1962.

Quero deixar claro, desde o início, que a insinuação feita pelo Estado de que a luta na África do Sul está sob influência de estrangeiros ou de comunistas é totalmente incorrecta. Fiz o que fiz, quer como indivíduo, quer como líder do meu povo, devido à minha experiência na África do Sul e à minha proveniência africana, de que me orgulho, e não por causa do que alguém possa ter dito.

... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...

Das minhas leituras de literatura Marxista, e de conversas com marxistas, retirei a impressão de que os comunistas consideram o sistema parlamentar do Ocidente como antidemocrático e reaccionário. Eu, pelo contrário, sou um admirador de tal sistema."

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores