quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Boca do Inferno

Por muito insólita que tenha sido a pergunta, um dia destes, estava eu, no banco, a apanhar a réstea de sol que as árvores circundantes permitiam, quando um dos seus fregueses habituais, disparou, sem mais nem quê:

"diga lá você (você, no caso, era eu, claro ...), quantas pessoas conheceu até hoje, ao longo da sua vida, sem a mais pequena ponta de mérito - social, laboral, etc Vá, assim sem pensar muito... Diga!" 

Transcrevo a resposta, numa altura em que se avizinha o dia anual (1 de Janeiro) do balanço ... e do correspondente lixo:

- Até agora, quatro, meu Caro! Uma pela sua inultrapassável incultura profissional e humana; outra pelo seu demonstrado, e incomodativo, baixo nível cultural e social; uma terceira, pelo seu reiterado estilo hitleriano nas relações com toda gente e ... e ainda uma quarta, pela forma interesseira como, em momentos difíceis, se comportou em relação a quem, muitas vezes, lhe deu pão.

E, partindo do quase impensável da pergunta do sr. ..., ao contrário do que se poderia esperar, foi um dia feliz na ruadojardim7, frente ao coreto. Pelos modos, "fechadas as contas", a nível pessoal, às vezes, pensando melhor, não estamos assim tão mal quanto, sem pensar, pensamos ...

É claro que, na soma, não entraram os que não conseguiram nem ser carne, nem peixe ...

Isto tudo, AQUI, p´ra quê? Para propor uma eventual reflexão - sobretudo agora que não há nada que não nos pareça uma desgraça ...

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores