quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Selecta de uma antologia esquecida (4) *

Ruben A.

A bola

"A bola é rei de tudo. Salta, mexe, anda, vai para onde se quer, e vai para onde se não quer. Bola e olhos, olhos na bola, ali lá vai, onde vai, mesmo ia sendo, bola rebola, vai ao centro, ou vai fora. Bola pequena, bola média, bola maior, bola balão, tiro que dispara de todos os lados.

A bola é a maior invenção do mundo, é bola que vai com os olhos, os olhos estão na bola, são milhares milhões de olhos agarrados à bola. A bola pequena é redonda, por isso é bola. Já viram a bola de golfe, a bola de ping-pong, a bola com os olhos assentes ali mesmo.


Bola parada, bola que precisa de ajuda, precisa de uma mão, de um pé prá mão, bola com raquete, bola que parte como um tiro, bola é rei e rainha, bola não tem sexo, tem dois sexos lá dentro, é criança antes de nascer. Disparada, anda, salta, é cabeceada, encotovelada, apitada, bola coitada que fica lá longe para o polícia ir buscar. Bola de trapos mal feita, bola na praia, bola igual para vários desportos, bola adulta, bola para pequenos logo mexerem. Esvaziar a bola?


Haverá coisa mais triste que bola a um canto com falta de ar?!"



* fonte: Homo Ludicus de Manuel Sérgio/Noronha Feio

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores