sábado, 28 de setembro de 2013

Rui Assis dos Santos, AQUI!

Rui Assis dos Santos, em S. Paulo, Brasil, Março de 1980, onde está? Está? Não está? ESTÁ! Está aqui. Não o vice-cônsul, mas também. Ou melhor: está AQUI o cidadão, a memória de toda a simpatia com que recebeu o representante de um jornal português. "Não temos cônsul, trabalhe neste gabinete (o gabinete é o do cônsul que não há ...), esteja à vontade ... Use a cada de banho privada  e, se precisar de telefonar, tem linha directa ... Disponha!" 

Entretanto,  durante cerca de uma semana Rui Assis dos Santos apresentou-me "a todos os portugueses" que conhecia ... De manhã, à tarde (em almoços inesquecíveis), à noite (em serões na intimidade de gente nossa - SEMPRE).

Rui Assis dos Santos, o Poeta, ele próprio, relido HOJE, muito mais do que na gentileza de um autógrafo:

Quem sou?
Donde vim?
Que faço aqui
Isolado do Universo sem fim?

Sou homem, rato, animal?
Sou máquina, arado, enxada,
Ou sou tudo e não sou nada
Neste mundo material?

Sou arma, bala, foguete,
Oração, verso rimado,
Por quem fui aqui chamado, 
Onde soa tudo a falsete?

Eu quem sou? Que não recordo
Minha anterior geração;
Fui peixe, gato ou cão?
De que noite agora acordo?

Tenho alma, coração,
Corpo mesquinho e doente
Sangue, ossos, tenho mente
Olhos, barriga e razão

Donde vim até aqui
Onde me sinto isolado?
Antes mal acompanhado!
É apanhado!
Não digam que me perdi!

Mas que faço eu afinal?
Giro no espaço, sou planeta?
Lento demais para cometa
Mascarado em carnaval

Retalhado em carne viva
É a gesta da hora que passa
Ao menos a morte não maça
Só se houver recidiva

Vai para o fundo do inferno
Vai dialogar com o demo
Eu cá por mim não o temo,
Comigo é manso, amigo, terno

E põe no jornal a notícia
Da cena mais patarata
Vender a alma barata
Sem retribuição, estultícia

Por isso eu quero saber
Quem me mandou até aqui
Já não posso estar sem ti,
Estou bravo, quente, a ferver

Mas estou só, desacompanhado,
Isolado do Universo;
Cada dia mais perverso
Mas vivo, pensando, acordado!


Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores