domingo, 19 de janeiro de 2014

Anatomia das ideias ( 0033 ) - Democracia

William Ebenstein

"Para defender a democracia, algumas pessoas estão dispostas a utilizar meios que podem muito bem destruir justamente o que procuram defender."
in "4 ISMOS"


Mário Soares

"(...) apesar de todas as injunções do poder e da mediocridade do meio, nunca transigi com as mentiras convencionais do sistema e nunca me rendi. Nunca, sobretudo, fui cúmplice da ditadura, nem mesmo pelo silêncio. Num país como Portugal, é já alguma coisa poder afirmar isto, de cabeça erguida."
in "Portugal Amordaçado"


António Alçada Baptista

"Quando, deposto o antigo regime, foi publicado o livro de Mário Soares Portugal Amordaçado, alguém que o acabara de ler telefonou-me:

- Oh, António! Em que país é eu vivia? Tudo aquilo que o Mário Soares escreve, aconteceu?

Eu respondi com sinceridade:

- Tudo aquilo é verdade, só que não aconteceu neste país, aconteceu no escritório do Mário Soares ..."
in "Um Olhar à Nossa Volta"

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores