sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Anos 80, do século passado: BOMBAIM e os muros-casa

Sabes o que é miséria? Já estiveste em Bombaim? Não? Eu penso que vi a miséria - em Bombaim, antes de a conhecer em Portugal. Mas não posso jurar que hoje, se ainda existe, seja como a surpreendi nos anos oitenta do século passado. Não!

(de resto, tenho que confessar que, entretanto, em Lisboa, na última década, pelo menos, a zona de Santa Apolónia, "rivaliza", e entristece quase tanto, ou mais, por ser nossa, como a encontrada então na velha cidade indiana).

Socorro-me, contudo, mais do que das negativas emoções de hoje no meu país, do que então tive ocasião de escrever no decurso de uma Volta ao Mundo, no caso, acabado de chegar de uma acolhedora Goa indo-portuguesa:

a dois passos do sumptuoso hotel que, em Portugal, me fora marcado para pernoitar, numa movimentadíssima avenida da cidade, dezenas de pessoas a "viver" em "casas desenhadas" num muro, quase negro de fumo, onde se podiam ver pendurados velhos utensílios "domésticos", cabides improvisados por cima de dois tijolos carbonizados e, no chão, o que não podia andar pendurado no corpo ..." ou "não se segurava" no muro-casa ...

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores