sexta-feira, 20 de maio de 2011

Histórias dos "Vigaristas da Baixa"

Quem tiver a paciência de ir ao meu "post" de 5 de Março último percebe que, na turma, era o Manecas que "dominava". Mais do que pelo físico, a malta sentia nele um certo ascendente, que não sei explicar... O que sei é que, um dia, cerca de uns dez do meu grupo, decidiu ir brincar aos polícias e ladrões no Jardim Botânico, em Lisboa, que, como se sabe, não é assim tão longe do Largo do Carmo onde, na Veiga Beirão ("Vigaristas da Baixa", chamavam-lhe...), frequentava, de segunda a sexta, a Escola Secundária.

A serenidade, a tranquilidade do jardim não permitia grandes alvoroços, mas lá nos organizámos: cinco para cada lado, uns a fazer de polícias, outros no papel de ladrões... O Manecas ficou no grupo dos ladrões, eu fiquei no dos polícias.

Dispersaram, a dada altura, os ladrões no meio do denso arvoredo do Botânico e ficaram os polícias a combinar a estratégia para prender os adversários "malfeitores"... Deixaram-se passar uns dez minutos e toca a palmilhar, cada um para seu lado, à procura dos bandidos, entretanto, escondidos, algures.

Foi então que terei dito, mais ou menos, o seguinte: "o Manecas é comigo!..." Com o acordo da malta, afastei-me do grupo perseguidor e ... e, depois de ter palmilhado em vão, algumas centenas de metros, tomei uma decisão "histórica": sentar-me atrás de uma das árvores de tronco com maior diâmetro, à beira de um caminho, de passagem, diria, "obrigatória" e ... e ficar a ouvir a passarada e a espreitar à volta ...

 Recordo-me de, naquele desassossego tranquilo, ter esperado, esperado, esperado ... até que, até que o Manecas, com ar entre o calmo e o desconfiado, resolveu abeirar-se da "minha árvore", sem viv'alma nas circunvizinhanças.

"Estás preso!" - gritei.

"Ganhámos!" - disseram os outros  "polícias" que, entretanto, se tinham apercebido do sucedido. "Já prendemos os outros quatro. Faltava só o Manecas ... Ganhámos! Iupi!..."

E lá fomos para as aulas, robustecidos com a vitória sobre o Manecas grande e o seu "grupo de malfeitores".

 Passaram, entretanto, os anos e aconteceu-me, no outro dia ... Não, não, não!... Estou sem paciência para esperar. Não conto. Saúde para todos! Sinto-me bem aqui à sombra, neste banco de jardim que tem árvores parecidas com as do Botânico da minha saudade. Reinem vocês! Eu, agora, estou farto de ... de brincar ao esconde-esconde... Tanto mais que hoje fala o Coelho e o Sócrates... Não posso desconcentrar-me.

Mas, se se proporcionar, um dia conto-vos mais histórias. Dos "Vigaristas da Baixa" ou de outros ...

Do perfil do Manecas: "um dos principais inimigos da GNR do Carmo ..."

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores