sábado, 22 de março de 2014

reVESTIR (1) *

* Entre 1939 e 1985, a revista VESTIR foi propriedade da Academia de Corte Maguidal. Depois, um bom par de anos mais tarde, por amabilidade que não esquece quem a sentiu de perto, há como que uma transferência de propriedade e a ideia é retomada "atenta a importância nacional e internacional da indústria de vestuário e confecção", escreveu-se. 

De momento, não sei o que se passa com o título em causa, mas estou convencido de que ou estará em boas mãos apoiado no que melhor se sabe HOJE, ou terá encerrado para obras para voltar a abrir quando for julgado oportuno, onde for julgado oportuno, com a "cara" e os conteúdos que os tempos lhe ditarem. O que aqui, a partir d'hoje, e sem agenda prévia, se procurará fazer é, entre prós e contras, recapitular matéria dada ... Toda (se possível) a matéria (não datada) que se julgar interessante num espaço como este.No fundo, o registo. Apenas isso.












Desde logo, não está, que se saiba, escrito em lado nenhum, mas mal o projecto de reanimação do título da revista começou, ainda que em meio restrito, a ser conhecido, aconteceu o "inevitável": a tentativa de um outro projecto ser O PROJECTO. Isto é, ter-se-á desencadeado uma espécie de luta pela coordenação, para evitar que VESTIR fosse o título - e não só ... Terão existido tentativas de demonstração de "provas dadas" misturadas com qualquer coisa estranha que, na altura, pareceu ser uma certa "ânsia" de protagonismo na coordenação - que não chegou a ter consequências práticas: o signatário deste blogue coordenou mesmo a VESTIR de Outubro de 1988 a Dezembro de 1999. Com dificuldades várias, mas sempre com a colaboração técnica de muitos dos que, entre nós, no sector, tinham uma palavra habilitada, forte, a dizer - sobretudo, a sul do Porto. Mas isso interessa agora pouco - ou nada. O que aqui, devagarinho, se irá, portanto, fazer é a  reanimação do que se escreveu para tentar ser útil. Apenas isso.

Ideia central: mobilização dos potenciais saberes acumulados dos técnicos de um, então, alfacinha Centro de Formação Profissional de gestão participada, dos empresários da confecção e vestuário, dos políticos em exercício e dos formandos do sector na zona sul e centro do país, em particular.

Dar-se-ão testemunhos breves do que aconteceu ... E possa, eventualmente, fazer alguma história ...

E começa-se pela citação, na VESTIR nº 1, de uma formada, na altura, finalista do 1º Curso de Estilismo Industrial do CIVEC, Ana Borges:

"Quando um homem se aproxima da idade da reforma, sonha muitas vezes poder sentar-se ao sol. Repousando-se descontraídamente, ele tem esperança de assim gozar longos anos. Se conseguir realizar o sonho de se sentar ao sol, pode, entretanto, ter a certeza de uma coisa: em vez de prolongar a vida, encurta-la-á. A razão é simples: desistiu da luta pelo estímulo." (D. Morris. "Zoo Humano").


Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores