quarta-feira, 22 de abril de 2015

Brasil, presente, com Portugal na tribuna de honra



  1. A data de 22 de Abril é marcada oficialmente como o dia em que a Coroa Portuguesa anunciou o descobrimento das terras brasileiras.
  2. E a pergunta é: que posso oferecer a quem quer ler histórias que a História não conta?
  3. Aí vai:
  4. uma história simples, eventualmente sem interesse público. Uma história pessoal, escrita como se o facto que lhe esteve na origem não tivesse acontecido, como foi o caso, na década de 80 do século passado, mas ontem ...
  5. Nos três meses que, como consta por aí nestes esboços, andava eu a falar os rudimentos da língua inglesa aprendida, em Lisboa, no Instituto Britânico, onde quer que o avião me levava, quando, de repente, saudoso das lusas palavras, me achei, em trânsito, no aeroporto de Manaus, onde, como em todos os aeroportos, a língua do sr. John Bull é obrigatória.
  6. Quis falar o português, que hoje se festeja, porque se festeja o Brasil, e não improvisei melhor solução para garantir resposta na língua de Camões  do que perguntar a um polícia de serviço no aeroporto que horas eram ... Respondeu-me em português, claro, no meio daquele inferno anglo-saxónico que me rodeava há largas semanas - qual língua oficial universal.
  7. Finalmente, não Portugal, mas a minha língua. Que é Pátria. No caso, experimentada de fora para dentro.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores