quarta-feira, 28 de maio de 2014

Dita dores: Salazar e Haile Selassie nas paredes de Lisboa

Hoje, 28 de Maio: Salazar e Haile Selassie, imperador da Etiópia de 1930 a 1974, nas paredes de Lisboa, em Alcântara. Lembrar ditaduras para sublinhar democracias.

Salazar bom será que não seja preciso recordá-lo. Fica, entretanto, a biografia de Sei Lá Se É, que, se bem me lembro, foi, além de Isabel II, da Grã-Bretanha, e de Kubitschek de Oliveira, presidente do Brasil, quem maiores honras teve na recepção em Lisboa.
















Quem foi Haile Selassie I ?


Nascido em 1892, Haile Selassie se tornou rei da Etiópia em 1928. Mais tarde, no dia 2 de novembro de 1930, tornou-se Imperador, e então, reinou sob o título de Sua Majestade Imperial Imperador Haile Selassie I. Seu reinado foi frequentemente descrito como “iluminado”, visto que ele aboliu a escravidão, buscou a modernização da Etiópia, e deu ao seu país a primeira constituição escrita (1931). Em 1935, fascistas italianos invadiram a Etiópia, e Selassie lutou bravamente até que foi forçado a voar para a Inglaterra onde ele procurou ajuda para finalmente, com sucesso, repelir a invasão.
Acreditava-se que Selassie I era descendente direto do Rei Salomão de Israel (cerca de 970-931 a.C.) e da Rainha Negra Makeda de Sabá. A descrição bíblica (I Livro dos Reis 10:1-13) do encontro dessas duas figuras lendárias da Era de Ouro de Israel não faz menção de sua suposta união. Mas uma versão elaborada da história é relatada em um antigo documento Etíope, o Kebra Nagast (Glória dos Reis), que afirma que eles se tornaram pais de um filho chamado Menelik. De acordo com a tradição, Menelik não só fundou a dinastia real na Etiópia, da qual Haile Selassie I afirma ser descendente, como também roubou a Arca da Aliança do templo de seu pai Salomão em Jerusalém, e trouxe-a consigo para a Etiópia. (Isso nunca foi provado, mas é facto que a Arca desapareceu misteriosamente do Templo Sagrado, provavelmente durante o reinado de Salomão e muito antes da Queda de Jerusalém em 589 a.C.)

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores