sexta-feira, 30 de maio de 2014

WENCESLAU DE MORAES, nasceu há 160 anos ...

Aqui                                                                                                                      
in RELANCE DA HISTÓRIA DO JAPÃO

"(...) O que será o Japão daqui por dez mil anos, daqui a cem mil anos, daqui a um milhão de anos?...

Nesta altura, a História, ou melhor a Filosofia da História foge espavorida do convívio a que comigo se ia dando, durante o tempo em que eu escrevia as páginas que precedem. Julgo-me de todo abandonado, só.  Mas eis que uma outra companheira sobrevém, - a Fantasia, - oferecendo-se para me servir de guia no intrincado labirinto onde me encontro. Aceito a oferta; e é dando o braço à Fantasia, que ajunto ao meu pobre trabalho, chegado ao termo, as últimas palavras. Ainda assim, à cautela, respondo à pergunta formulada por uma outra pergunta, o que simplifica a dificuldade em que me vejo.

- Povo que agora se apresenta, na arena mundial, com a aparência de dotes especialíssimos de vitalidade e de energias, povo dos deuses, como os japoneses querem ser, levá-lo-á a magnificência dos seus destinos a recolher ao continente, donde viera e para onde o atraem certamente remotas heranças raciais, e, qual outro povo ariano, a espalhar-se após pelo mundo fora, invadindo a Europa, invadindo a África, invadindo a América, renegerando, pela infusão do sangue e das ideias, as raças estioladas do Ocidente?..."

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores