segunda-feira, 12 de maio de 2014

Notícias de Macau - Actualidade: Cavaco Silva em Macau (III)


Visita presidencial “é um sinal animador”, diz embaixador

by Ponto Final
O embaixador de Portugal na China, Jorge Torres-Pereira, saudou a visita do Presidente português como "um sinal animador" de que os dois países "mantêm uma saudável regularidade de contactos de alto nível".
"Temos um número de visitas de alto nível bastante animador, quando comparado com alguns dos nossos parceiros, e é importante manter o ritmo e a assiduidade desses contactos", disse o diplomata à agência Lusa.
O Presidente Cavaco Silva visita a China de 12 a 18 de Maio, num périplo que inclui Xangai, Pequim e Macau, e que segundo o embaixador, "marca da forma mais simbólica o 35.º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países".
Os seus dois antecessores, Mário Soares e Jorge Sampaio, visitaram a China em 1995, 1997 e 2005, e dois presidentes chineses, Jiang Zemin e Hu Jintao, foram recebidos em Portugal, em 1999 e 2010.
Até à transferência de Macau para a administração chinesa, em Dezembro de 1999, a transição do território dominou as relações bilaterais.
Na última década, Portugal e a China assinaram um acordo de "parceria estratégica global" e duas grandes empresas estatais chinesas investiram mais de três mil milhões de euros em empresas portuguesas.
"Estamos numa nova fase do nosso relacionamento, particularmente no domínio económico, e é natural que a nível político também se queira fazer uma reflexão sobre esse dinamismo", assinalou o embaixador português.
"A China não vê Portugal apenas na sua dimensão europeia" e as parcerias entre empresas portuguesas e chinesas já criadas no Brasil, na área da energia, "mostram que somos parceiros interessantes", acrescentou.


Ponto Final | Maio 12, 2014 às 11:45 am | Categorias: Uncategorized | URL:

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores