segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Homenagem


O quadro de Rubens de que aqui se faz a artesanalmente possível, a partir de um velho diapositivo, entrega à NET, não é uma reprodução concebida sem alma como, por certo, com fins puramente comerciais, o são as algures produzidas numa aldeia dos arredores de Hong-Kong, a dois passos de Macau da nossa simpatia, e transaccionadas por chinas... Eles saberão onde e com quem...


Não! O quadro de Rubens que aparece, no essencial, "reproduzido" neste "blogue" tem, nos traços e no resto, o Amor que tantas vezes falta. E, só por isso, mesmo "quase tosco", vale a pena.


Minha mulher (desculpem-me trazer para aqui a família...), deu-lhe, com saudade de Amiga, a vida que ainda possa ter enquanto encomenda que foi. Mas fez-lhe, fez-nos bem recordar assim a Próxima de Todos e Professora de Muitos.


O original, esse, obra-prima da Humanidade, deverá, entretanto, continuar algures noutro local, com novo, e indirecto, abraço de admiração (o nosso) para lhe sublinhar ainda mais traços delicados e beleza de gestos.


Na fotografia, quase tosca, assim publicada, fica expressa, e pública, a saudade pela Mulher Simples e Boa, que quis ter em sua casa, apenas consigo, a imagem da Mulher rodeada das Crianças que Rubens sabia retratar como poucos.


Em tudo, a admiração por quem "sofria" as aulas que dava... E a enorme saudade da Mulher que sonhava e tinha sempre pressa de ir nunca se soube onde, a não ser para junto daqueles cujas faces se confundiam com a sua forma delicada de existir.


Para todos, aí está a reprodução, da reprodução, da reprodução de um universo herdado para continuar a ser reproduzido enquanto houver rostos sem mácula à volta de ternuras inspiradoras a fixar.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores