sexta-feira, 8 de abril de 2011

Canteiro de palavras ( XV ) - Serra da Estrela

Voltas a cantiga alheia












Pastora da serra
Da Serra da Estrela
Perco-me por ela.


Nos seus olhos belos
Tanto Amor se atreve,
Que abrasa entre a neve
Quantos ousam vê-los.
Não solta os cabelos
Aurora mais bela:
Perco-me por ela.


Não teve esta serra
No meio da altura
Mais que a fermesura
Que nela se encerra
Bem céu fica a terra
Que tem tal estrela:
Perco-me por ela.


Sendo entre pastores
Causa de mil males,
Não se ouvem nos vales
Senão seus louvores.
Eu só por amores
Não sei falar nela:
Sei morrer por ela.


Dalguns que, sentindo,
Seu mal vão mostrando,
Se ri, não cuidando
Que inda paga, rindo.
Eu, triste, encobrindo
Só meus males dela,
Perco-me por ela.


Se flores deseja,
Porventura delas,
Das que colhe belas,
Mil morrem de inveja.
Não há quem não veja
Todo o melhor nela:
Perco-me por ela.


Se na água corrente
Seus olhos inclina,
Faz luz cristalina
Parar a corrente.
Tal se vê, que sente
Por ver-se água nela
Perco-me por ela.


Luís de Camões in Lírica-redondilhas

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores