quinta-feira, 7 de abril de 2011

Peter e os políticos

Laurence Peter:

"Numa hierarquia todo o empregado tende a elevar-se até ao seu nível de incompetência"


"A Hierarquia do Partido

Cada partido político, como qualquer dos seus membros sabe, é uma hierarquia. Por consenso unânime, a maior parte dos membros não trabalha para coisa alguma e ainda paga pelo privilégio. Contudo, existe uma estrutura bem marcada de categorias e um bem definido sistema de promoção de categoria para categoria.

(...) Num partido político, como numa fábrica ou num exército, a competência numa determinada categoria é um requisito para a promoção. Um competente e diligente angariador de votos é susceptível de promoção e pode ser autorizado a organizar um grupo de angariadores. O angariador
ineficiente ou antipático continuará a bater às portas, alienando os votantes.

Um homem rápido a encher envelopes pode esperar ser chefe de um grupo para encher envelopes. Se for incompetente ficará a encher envelopes, calma e desajeitadamente, pondo duas listas em alguns e nenhuma noutros, dobrando mal as listas, deixando-as cair, etc., todo o tempo que permanecer no partido.

Um competente angariador de fundos pode ser promovido ao comité que nomeia o candidato. O facto de ter jeito para pedir não implica que seja um competente juiz de homens como legislador e que não apoie um candidato incompetente.

Mesmo que a maioria dos membros do comité de nomeação fosse constituída por competentes juízes de homens, o candidato seria escolhido, não pelo seu possível saber como homem de leis, mas pela sua presumível habilidade para ganhar eleições!

(...) Qualquer governo, quer seja uma democracia, ditadura, burocracia comunista ou economia livre, cairá quando a sua hierarquia atingir um intolerável estado de maturidade."*


* A eficiência de uma hierarquia é inversamente proporcional ao seu Quociente de Maturidade (QM)
        


            Nº de empregados em nível de incompetência 

QM _  _____________________________________ X 100

          Nº  total de empregados da hierarquia  

Quando o QM atinge 100, não será realizado mais trabalho útil.


in O Princípio de Peter

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores