sexta-feira, 29 de abril de 2011

Tese de doutoramento que Salazar não aprovou ( I )

SANEAMENTO DO ESCUDO - Década de 40, do século passado











À memória de um querido Amigo: A. Filomeno Lourenço de Sousa Leite


Introdução

"Depois que a Alemanha, com a invasão da Polónia, provocou a segunda Guerra Mundial, na qual se lançaram uns após outros quase todos os países europeus, os da Ásia, Estados Unidos, Brasil, bem como as colónias e domínios dalguns deles - por toda a parte se observou um desequilíbrio económico, que não cessou ainda, e que apresenta as seguintes características principais:

a) A subprodução dos produtos alimentares e doutros artigos de primeira necessidade;

b) A subida constante dos preços;

c) O agravamento gradual do custo de vida;

d) O aumento dos salários e vencimentos numa proporção que não acompanha a carestia da vida;

e) A rápida expansão da circulação fiduciária;

f) O maior peso das contribuições e impostos;

g) Os elevados quantitativos da dívidas públicas.

Tudo isto a guerra causou levando a morte a milhões de seres humanos ou incapacitando-os para o trabalho; reduzindo a escombros cidades numerosas e florescentes; desorganizando a produção e destruindo fábricas; tragando, qual monstro de fauces hiantes, as riquezas amontoadas pelas Nações, em muitos anos de labor porfiado.

Forçados a pôr em prática uma economia de guerra, que lhes permitisse produzir intensivamente os armamentos e equipamentos militares de que necessitavam, os Estados beligerantes desde logo mobilizaram, para esse fim, todos os seus cidadãos válidos, que abandonaram por isso as suas ocupações, os trabalhos úteis da agricultura, do comércio e da indústria; requisitaram ou colocaram sob a sua fiscalização numerosos estabelecimentos fabris, empresas de transportes, de navegação e outras.

Mas, ao passo que assim davam rápida satisfação às exigências da guerra, tais medidas, por outro lado, impediam as produções normais das substâncias alimentícias e dos artigos essenciais à vida. Em consequência disso, agravaram-se os preços dos produtos e elevou-se consideravelmente o custo de vida.

Estes fenómenos, porém, não se registaram apenas nos países em guerra. O decréscimo das importações nos países neutros e não beligerantes, a redução dos transportes, a inflação e outros factores produziram os mesmos efeitos.

Em Portugal, já por virtude da diminuição da produção, em certos sectores, já pela restrição forçada das compras ao estrangeiro, de par com a intensa procura dos produtos no mercado nacional, o abastecimento da população tem sido precário e impôs, desde 1943, o racionamento dalguns géneros e a venda condicionada de outros.

Os preços por grosso das mercadorias, em todo o tempo da guerra, sofreram uma forte progressão, nos diferentes países."

(em próxima oportunidade, publicarei aqui a última parte do livro em causa, que trata, agora para os estudiosos, AS BASES DUMA NOVA REFORMA MONETÁRIA, de que, pelos modos, Salazar não gostou)

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores