sexta-feira, 15 de julho de 2011

Ano Internacional do Voluntariado

Como se sabe, digo eu, 2011 é o Ano Europeu do Voluntariado e da Cidadania Activa. Pouca coisa a escrever acerca disso, mas alguma ... E alguma para, em ano de grande desemprego, sublinhar, ou não é bem sublinhar, registar, um pormenor ... Não é que, pessoalmente, com cerca de quatro anos de voluntariado no activo, tenha alguma vez concluído que estava a mais, mas bom será, sugiro, não deixar de reflectir sobre a necessidade da existência de uma educação para a aceitação da dádiva alheia.

Por outras palavras, é indispensável que as equipas que integram voluntários estejam também elas preparadas para entender o não remunerado vizinho. O voluntário não é um assaltante de postos de trabalho disponíveis. Um voluntário é um auxiliar não remunerado de equipas eventualmente existentes e... e educadas para a compreensão dessa entrega, chamemos-lhe assim, sem preço. Por outras palavras, dava jeito que, à dedicação voluntária, se juntasse, na medida do possível, a compreensão voluntária - dos que o não são no papel.

Ao voluntário, propriamente dito, caberá, como é óbvio, "pôr-se no seu lugar" e fazer da sua disponibilidade o bem do próximo - impossível de outro modo.

Quanto à cidadania, SIM! Sim também. Mas é preciso que, sobretudo, as entidades públicas não vejam nas eventuais ajudas intromissões que não passaram pela cabeça de ninguém.Quando digo que a minha rua carece de maior limpeza, bom é que isso não seja tomado como critica, mas, outrossim, como acto de cidadania bem medido e ponderado.

De qualquer modo, o voluntariado e a cidadania são gestos civilizados - e só com pessoas civilizadas na retaguarda pode atingir o seu melhor. Os beneficiários, esses, vivem da dádiva que, por definição ... é só isso mesmo.

Em suma, se é preciso dar, é necessária uma educação para a recepção - não do carente final do oferecido, mas dos intermediários que, voluntária ou inconscientemente, às vezes bloqueiam as eventuais boas acções.

Em tudo, como sempre, há um problema de educação e essa ... essa "faz a diferença".

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seguidores